Enquanto parte dos funcionários da nova unidade materno-infantil do Hospital da Unimed, em Caxias do Sul, dava atenção ao primeiro parto realizado no local nesta sexta-feira, outras equipes uniam esforços para transportar cinco bebês da UTI neonatal do Hospital Saúde, no Centro.
As crianças passaram a ser atendidas na unidade materno-infantil da Unimed, pois o Saúde encerrou as atividades das unidades obstétrica, pediátrica e da UTI neonatal nesta sexta-feira.
Além de exigir uma logística especial, a transferência dos bebês mexeu com as emoções dos profissionais do hospital e familiares. Conforme a chefe da UTI neonatal do Hospital da Unimed, Claudia Panno de Oliveira, quatro crianças são prematuras e uma está em tratamento por problemas de saúde. Por esse motivo, o deslocamento entre um hospital e outro era bem delicado, o que gerou uma grande mobilização. Três bebês estavam com os sinais estáveis e dois exigiam um cuidado ainda mais rigoroso.
— O transporte teve que ser bem organizado, com medicações, incubadoras, bombas de infusão, ventilação mecânica — detalha a médica.
Cada criança foi levada em ambulâncias separadas e em horários diferentes para que o ingresso na unidade materno-infantil fosse tranquilo. A distância entre os dois hospitais é de dois quilômetros. Cada veículo tinha um médico, um enfermeiro e um técnico em enfermagem. Em relação aos bebês em estado mais grave, as ambulâncias contavam com o apoio de dois médicos. O primeiro paciente deu entrada no complexo da Unimed às 8h10min desta sexta-feira. A operação se encerrou no início da tarde e tudo transcorreu sem incidentes.