O mau tempo foi o principal fator que prejudicou o andamento das obras da primeira etapa de pavimentação do acesso ao bairro Santa Fé, na Rota do Sol, em Caxias do Sul. O acesso está situado na parte direita do trecho urbano da rodovia, sentido Caxias do Sul-Litoral, entre o viaduto sobre a RS-122 e as proximidades da sede da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Caxias (Codeca).
Segundo Aulo Vaccari, diretor de operações da Codeca, a estimativa inicial, de que a obra estaria finalizada no último sábado (19), não foi cumprida por conta das chuvas registradas nos últimos dias.
— Não conseguimos colocar as máquinas no sábado por conta da umidade no asfalto. Se o tempo colaborar, a gente faz essa parte ao longo desta semana – assinala Vaccari.
A conclusão dessa fase da obra vai permitir o desvio do fluxo de veículos da rodovia para que a fase seguinte, a remodelação da rótula, seja efetuada. Essa parte deve ser finalizada até o início de fevereiro.
As obras do novo acesso começaram em abril de 2018, com estimativa de duração de um ano. Entretanto, imprevistos com o terreno e o mau tempo atrasaram o cronograma. O novo acesso vai contar com um canteiro central e pistas exclusivas para conversão à esquerda. O modelo é similar ao entroncamento da RS-453 com a BR-470, o chamado Trevo da Telasul, em Garibaldi.