As obras da nova rótula no acesso ao bairro Santa Fé, em Caxias do Sul, estão atrasadas. Um dos gargalos históricos do trânsito da cidade, o ponto fica no trecho urbano da Rota do Sol, em frente à Codeca, que também é responsável pela construção.
Segundo Aulo Vaccari, diretor de operações da Codeca, o principal impacto no andamento da obra ocorreu em agosto e setembro, devido ao volume de chuva. Mesmo quando o sol volta a aparecer, as equipes precisam aguardar o solo secar. Além disso, a escavação do terreno chegou a quatro metros de profundidade, enquanto o projeto previa 40 centímetros. A explicação é que o terreno não é o ideal para a construção de uma estrada.
— O trânsito ali também é muito pesado e com fechamento do Postão 24h (e o atendimento centralizado na UPA Zona Norte), piorou ainda mais, então não temos como interromper — explica Vaccari.
Apesar do atraso, a Codeca pretende recuperar o tempo perdido até o fim do ano, com trabalho em fins de semana e feriados. Se o clima estiver seco, ao contrário da previsão, as equipes irão trabalhar já neste sábado (27).
A obra começou em abril e está concentrada no lado direito da rodovia no sentido Codeca-Litoral. Se o tempo permitir, neste fim de semana será retirado o asfalto da rua lateral e em seguida será pavimentado o trecho que vai abrigar a nova pista. Quando esta etapa estiver concluída, o trabalho será realizado no leito e no outro lado da rodovia.
O trecho vai contar com um canteiro central e pistas exclusivas para conversão à esquerda. A configuração é semelhante à implantada no entroncamento da RS-453 com a BR-470, o chamado Trevo da Telasul, em Garibaldi. A estimativa original era concluir a rotatória em cerca de um ano, mas, segundo Vaccari, ainda não é possível estimar se será cumprido.