Os índices de assaltos a ônibus do transporte coletivo em Caxias do Sul em 2018 apresentaram uma redução de 47,71% em comparação ao ano anterior. Ao longo de todo o ano passado, de acordo com dados da concessionária Visate, foram registrados 160 assaltos desse tipo, contra 306 roubos a ônibus verificados em 2017.
De acordo com a Visate, apesar de ainda haver regiões específicas em que os criminosos preferem atuar, os crimes estão pulverizados em diversas áreas do município, ao contrário da tendência registrada no ano anterior. As linhas que apresentaram maior volume de assaltos foram Cruzeiro, Salgado Filho/Ana Rech e Vila Ipê.
A maior incidência de abordagens criminosas a ônibus ocorreu enquanto os ônibus circulavam pelo bairro de Lourdes, com 18 ocorrências - o que corresponde a 11,25% dos casos. Os dias preferidos para a atuação dos criminosos são segunda-feira (33 casos) e domingo (32 casos), principalmente entre 22h e 23h. Nesse horário, foram registradas 52 ocorrências, o equivalente a 32,50% dos casos totais.
— Hoje não é possível dizer que existe uma região ou bairro específico, o assalto pode acontecer em qualquer local, embora tenhamos pontos que são foco em alguns momentos — analisa o supervisor de segurança da Visate, Renato Cordeiro.
No entanto, apesar da redução, 2019 iniciou com um índice elevado de roubos a ônibus. Foram registrados cinco assaltos nos três primeiros dias do ano. A Brigada Militar (BM) realiza uma força-tarefa permanente para coibir esse tipo de ação na cidade. Para o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar (12º BPM), major Jorge Emerson Ribas, a repressão policial a esses casos foi um dos fatores que ajudaram a reduzir os índices.
— Passamos o ano tentando reduzir os indicadores e realizamos um trabalho focado de inteligência em cima das regiões com maior incidência de assaltos. Insistimos bastante no contato direto com a Visate, para reforçar a comunicação rápida quando acontecem assaltos. O contato pelo 190 é fundamental - reforça o comandante.
O crime mais recente aconteceu na manhã de quinta-feira (3), em uma linha de ônibus do bairro Salgado Filho. Na abordagem, um homem entrou no ônibus, anunciou o assalto e levou aproximadamente R$ 200 em dinheiro do caixa. Ele fugiu do local antes da chegada da Brigada Militar e não foi preso.
Linhas mais assaltadas em 2018
Cruzeiro, Salgado Filho/Ana Rech e Vila Ipê: 10 assaltos
Cristo Redentor: 9 assaltos
Planalto/ São Victor: 8 assaltos
Belo Horizonte, Pioneiro e Troncal 1: 7 assaltos
Coletora Leste: 6 assaltos
Fátima e Vila Leon: 5 assaltos
Fonte: Visate
Comparativo anual
2014: 84 casos
2015: 183 casos
2016: 200 casos
2017: 306 casos
2018: 160 casos
Fonte: Visate