Em mais um ano, a Campanha Papai Noel dos Correios conseguiu cumprir seu objetivo: realizar a adoção de todas as 2,73 mil cartinhas escritas por crianças de Caxias do Sul. Somente na última semana, 600 cartinhas foram adotadas. Em 2018, o número de participantes quase dobrou em relação ao ano passado, segundo a instituição.
Mas há um problema neste ano: de acordo com a gerente dos Correios em Caxias do Sul, Lidiana Dorneles, 50 presentes de Natal, pedidos nas cartinhas, ainda não foram entregues na agência (até as 9h desta terça). O prazo para a entrega era até a última sexta-feira (7).
Para quem adotou uma cartinha e ainda não conseguiu entregar o presente, essa é a oportunidade de fazer o Natal de uma criança carente mais feliz.
— A gente ainda tem vários presentes faltando, embora seja necessário fazer a entrega entre hoje (terça-feira) e amanhã (quarta-feira) para que na quinta e sexta as escolas possam fazer as entregas para as crianças, antes do fim do ano letivo — afirma Lidiana.
De acordo com Lidiana, as últimas cartinhas que restaram na agência foram as de presentes com valores maiores, como bicicletas. Quando restaram somente essas, diversos voluntários uniram forças e doações e fizeram vaquinhas para que nenhum pedido ficasse de fora. O Natal, em Caxias do Sul, será completo para 2.073 crianças. Para Lidiana, esse é o principal objetivo da campanha:
— O melhor é poder fazer com que a criança se sinta importante, principalmente aquelas que tem dificuldades. E criança gosta de brinquedo. Muitas vezes até roupas elas pedem. Então, qualquer presente, por mais simples que seja, muda o Natal de uma criança. Uma das cartinhas mais comentadas foi o de uma criança que elencava várias opções de presentes e, no fim, dizia: "ou que a minha mãe me ame". Essas coisas mexem conosco.
Lidiana destaca que a triagem dos itens estava programada para ser feita nesta segunda (10) e, com a ausência dos pedidos, todo o processo está atrasado. A agência atende das 9h às 17h30min e está localizada na Rua Sinimbu, 1.951, no Centro.