A definição do reajuste da passagem de ônibus no transporte coletivo em Caxias do Sul não deve acontecer em dezembro por conta da ausência de prazo hábil para avaliação da planilha de custos, apresentada pela empresa concessionária Visate à prefeitura de Caxias do Sul no último dia 14. O valor sugerido pela Visate para a passagem de ônibus na cidade é R$ 4,46. Hoje, a passagem custa R$ 3,95.
Leia mais:
Relembre a disputa entre Visate e prefeitura para definir o valor da tarifa de ônibus em Caxias
"50% do faturamento da Visate vai para a folha de pagamento", diz diretor da concessionária
Em 2016 e 2017, o valor da tarifa também foi atualizada entre dezembro e os primeiros meses do ano posterior. Antes desse período, o preço normalmente era confirmado pelo Conselho de Trânsito até o final de dezembro, ficando a cargo do prefeito a sanção do reajuste a partir do ano seguinte.
No entanto, a previsão para a definição dos valores da passagem em 2019 deve ocorrer ao longo do mês de janeiro, segundo o secretário de Trânsito e presidente do Conselho, Cristiano Abreu Soares. Não há, porém, um prazo firmado para a definição.
— Muito provavelmente, vamos avaliar somente a partir da segunda quinzena de janeiro de 2019. Ainda é preciso analisar os dados da planilha de custos da Visate e depois encaminhar esse dados para o Conselho Municipal de Trânsito, que vai avaliar a previsão de gastos apontada pela empresa que interferem no custo da tarifa – destaca Soares.
Um dos itens que devem pesar no reajuste é a definição do dissídio coletivo dos trabalhadores da Visate, que possui data-base em 1º de janeiro de cada ano. Outros pontos que pesam no valor da tarifa estão as gratuidades concedidas, necessidade da renovação da frota e custos com manutenção e depreciação da frota ao longo do último ano.