Reunidos no Ginásio I, da Vila Poliesportiva, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), centenas de pessoas assistiram à celebração da união civil de 133 casais na tarde deste sábado. Foi a 13ª edição do casamento comunitário que promove, de forma gratuita, a regularização jurídica de casais de baixa renda que não tiveram a oportunidade de oficializar a sua situação. Desde a implantação, em 2005, cerca de 800 casais já participaram do evento. No ano passado, a cerimônia também ocorreu na universidade, com 187 casais.
O operador de máquinas Theofil Meisset saiu do Haiti em direção do Brasil cinco anos atrás. Em Caxias, conheceu e se apaixonou por Somaya Bemaol, sua conterrânea. Após cerca de um ano de relacionamento, decidiram oficializar a união no casamento comunitário. O casal teve como dama de honra a pequena Maria Luiza, de 3 anos, filha de Theofil.
Juntos há 23 anos, o metalúrgico Flávio Rodrigues Vieira e a dona de casa Marilene Alves Rodrigues perceberam no casamento comunitário a oportunidade de realizar a união.
A celebração começou por volta das 13h, com a presença de familiares, amigos e padrinhos. O evento é promovido pela prefeitura, Poder Judiciário, cartórios de registro civil, União das Associações de Bairros (UAB) e UCS, por meio do Serviço de Assistência Jurídica Gratuita (SAJU).
Todos os momentos foram registrados por fotógrafos. Antes da formalidade civil, houve bênção ecumênica ministrada por Frei Jaime Bettega e pelo pastor Adalberto Dutra, e apresentação do Coral Jovem de Caxias do Sul e do Quarteto Novo Cântico.