Milhares de pessoas devem movimentar os 114 cemitérios de Caxias do Sul nesta sexta-feira, Dia de Finados. Ao longo das últimas semanas, famílias fizeram troca de flores e limpeza de jazigos nos dias que antecedem a celebração católica. Para evitar a tradicional intensa movimentação de pessoas, alguns caxienses preferiram realizar as homenagens dias antes da data. É o caso de Noelci de Vargas de Souza, 62 anos, que na terça-feira depositou flores novas nos túmulos dos familiares no Cemitério Parque, no bairro Rosário.
— Faço isso há 26 anos. Não venho só na época de Finados, venho em outras datas também. Na época de Finados, porém, prefiro evitar vir no dia porque é muito movimentado. Mas não deixo de vir, porque acho importante valorizar quem passou por nossas vidas — relata a aposentada.
O aposentado Vardelei Domingues da Luz, 49, também costuma ir até o Cemitério Público para trocar as flores e fazer a limpeza das carneiras onde foram sepultadas as duas irmãs, o pai e uma sobrinha. Tradicionalmente, ele acompanha a mãe, Teresinha, e os dois prestam suas homenagens a quem partiu.
—A gente trata como se fosse aniversário dos nossos entes queridos — comenta.
O padre Renato Ariotti, pároco da Igreja Santa Catarina, destaca que a data deve ser vista não somente como luto, mas, sobretudo, como um momento de celebração:
— É um dia de saudade, quando lembramos pessoas que fizeram parte e marcaram a nossa história, de nossa vida, das nossas comunidades — explica.
Embora muitas famílias ainda se mobilizem para cuidar dos jazigos, há túmulos e carneiras em situação de total abandono no Cemitério Público Municipal, o maior da cidade, com 42 mil metros quadrados. Segundo a administração do espaço, o cemitério conta com 4.640 lotes perpétuos (onde podem ser sepultadas várias pessoas), 3.582 carneiras perpétuas e outras 4.207 para arrendamento (individuais). Além da falta de manutenção há anos, os lotes também sofrem com o vandalismo, principalmente o furto de argolas e peças de metal.
Para a diarista Denilda Costa, a situação demonstra o desrespeito e a pouca importância que as pessoas dão aos falecidos:
— Hoje existe quem cuide, mas, nos próximos anos, talvez se perca essa tradição, infelizmente. É triste, porque mostra descaso com pessoas que nos foram queridas em vida — lamenta.
Opinião semelhante é a da aposentada Catarina Andreola, 78.
— Cada vez mais as pessoas vão querer ser cremadas. No futuro, dificilmente terá alguém para fazer cuidar das sepulturas como estamos fazendo — acredita.
HORÁRIOS
:: Os Cemitérios Públicos Municipais (Marechal Floriano e Desvio Rizzo) funcionam normalmente das 8h às 18h.
TRÂNSITO
:: Haverá esquema especial de trânsito para acesso aos cemitérios amanhã, sábado e domingo, das 8h às 17h. Nas proximidades do Cemitério Público Municipal I, haverá bloqueio na Rua Júlio Augusto Ruzzarin, entre o Largo Formolo e a Rua La Salle, para o comércio de flores. Outro bloqueio será no acesso à direita da Vinte de Setembro em direção aos memoriais, permitido o trânsito no sentido contrário para saída do largo.
:: No transporte coletivo, será instalado um ponto de ônibus na Vinte de Setembro, próximo à Dr. Bozano, no lado direito da via. A Linha 86 (Circular Central) terá alteração de itinerário e se deslocará pelas ruas Coronel Flores, Vinte de Setembro (Cemitério Público Municipal), Dr. Bozano, Bento Gonçalves, Coronel Flores e Ernesto Alves em direção à Estação Rodoviária, seguindo o trajeto normalmente. A Linha 53 (Centenário/Parque Oásis) fará o atendimento ao Cemitério Parque e a Linha 17 (Bela Vista) atenderá no Cemitério de São Virgílio. Haverá ainda um trecho destinado a um ponto de táxi na Rua Júlio Ruzarin, à direita, oposto ao muro do Cemitério Municipal.
:: Agentes de trânsito trabalharão no monitoramento das vias próximas a cemitérios com maior movimentação, como Cemitério Parque, Nossa Senhora de Lourdes, Rosário e São Virgílio, entre outros.
COMBATE AO MOSQUITO
:: A Vigilância Ambiental orienta as pessoas a não deixarem recipientes que possam acumular água e facilitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A sugestão é utilizar vasos com flores plantadas na terra e que não sejam deixados pratos embaixo dos vasos.
MISSAS
:: Cemitério Municipal I (Marechal Floriano): sexta-feira, às 9h, 11h, 15h e 17h.
:: Cemitério Municipal II (loteamento Rosário, no Desvio Rizzo): sexta, às 10h30min
:: Memorial Crematório São José
O crematório, em São Virgílio da 6ª Légua, promove nesta quinta e sexta-feiras a Celebração da Saudade 2018, com participação do frei Jaime Bettega, do bispo dom Alessandro Ruffinoni e dos músicos Giovana Sartori, Maicon Cassânego e Rodrigo Cattani. Durante as missas, serão arrecadados alimentos não perecíveis para doação aos projetos do Mão Amiga e Pastoral da Criança.
Quinta-feira: missa às 19h30min
Sexta-feira: missas às 10h (com transmissão ao vivo pelas rádios Caxias e Miriam) e 15h (com transmissão pela rádio Mãe de Deus).
:: Igreja São Pelegrino: sexta, às 17h e 18h30min
:: Catedral Diocesana: sexta, às 19h
:: Paróquia Santo Antônio (Forqueta): quinta-feira, às 18h (São Roque), 19h (N.Sra. Salete) e 19h30min (Santos Anjos). Sexta-feira, às 9h (Matriz e Comunidade São Martinho), 10h30min (N. Sra das Graças e São João), 15h (São Valentin), 16h30min (N.Sra. Loretto), 17h (Menino Deus) e 17h30min (São Virgílio).
:: Paróquia São Pedro e São Paulo (Terceira Légua): sexta, 8h30min (São Pedro) e às 17h30min (São Paulo).
:: Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia (Galópolis): sexta, às 9h30min, no cemitério da comunidade. Em caso de chuva, será transferida para a paróquia.
:: Paróquia Santa Lúcia do Piaí: sexta, às 9h (Igreja Matriz), 15h (Capelas Maximiliano e São Paulo) e 17h30min (Santo Antônio e Água Azul). Após as missas, haverá procissão e benção nos cemitérios de cada comunidade.
:: Paróquia São Vicente de Paulo (São Vicente/Jardelino Ramos): sábado, às 16h30min, e domingo, às 10h.
:: Paróquia São José (Desvio Rizzo): sexta, às 9h e às 15h30min no cemitério da comunidade.
:: Paróquia Santos Apóstolos (São Romédio): sexta, às 9h (Cemitério Jesus Bom Pastor), 10h e 16h (Cemitério São Romédio) e 17h (Salão de Santa Corona).
:: Paróquia Santíssima Trindade (Cidade Nova): sexta, às 9h.
:: Paróquia Imaculada Conceição/Capuchinhos (Rio Branco): sexta, às 10h (Memorial dos freis capuchinhos) e às 18h30min (Capuchinhos).
:: Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio (Ana Rech): sexta, às 8h, 10h e 18h no cemitério da comunidade.
:: Paróquia Menino Deus (Serrano): sexta, às 9h30min, no Cemitério do Santo Antônio.
:: Paróquia São Ciro (São Ciro): sexta, às 9h, no cemitério da comunidade.
:: Paróquia Divino Espírito Santo (Fátima): quinta, às 17h, no Cemitério Parque; sexta, às 9h, no cemitério do Rosário e às 10h, 15h e 17h, missa no Cemitério Parque.
:: Paróquia Nossa Senhora da Saúde (Fazenda Souza): sexta, às 10h, no Cemitério de Fazenda Souza.
:: Paróquia Cristo Operário (Planalto): sexta, às 9h30min e 16h no Cemitério dos Santos Anjos.
:: Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Cruzeiro): sexta, às 8h30min e 17h no Cemitério São Luís.
:: Paróquia São Pio X (Pio X): sexta-feira, às 18h, na igreja.
:: Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Lourdes): sexta, às 9h e 16h, no cemitério da comunidade.
:: Paróquia São Leonardo Murialdo (Centro): sexta, às 18h30min, na paróquia.
:: Paróquia São José (São José): sexta, às 18h, na Matriz.
:: Paróquia Santa Catarina (Santa Catarina) : sexta, às 8h30min (Nossa Senhora da Saúde), 9h (Cemitério Santa Catarina), 10h (Matriz), 10h30min (Cemitério Santa Catarina), 15h (São Giácomo), 15h30min (Igreja São José - Linha 30), 16h (Cemitério Santa Catarina, com adoração ao Santíssimo a partir das 15h30min), 18h (Monte Bérico) e 18h (Nossa Senhora das Neves - Linha 40).
:: Paróquia Santa Fé (Santa Fé): sexta, às 9h (São Francisco de Assis - Vila Maestra), 9h30min (Nossa Senhora das Dores - 7ª Légua), 10h (Pedancino) e 16h (Santo Antônio de Pádua - 7ª Légua).
:: Paróquia Santo Expedito (Vila Oliva): sexta, às 9h, haverá missa na Matriz. Em seguida, ocorre procissão até cemitério da comunidade e e bênção.
Leia também: