O desligamento da energia elétrica do prédio da agência do Sine de Caxias do Sul, na manhã desta quarta-feira, foi motivado pelo atraso no pagamento da fatura. A informação é da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS). A falta de luz provocou o cancelamento dos atendimentos e a agência deve reabrir somente na segunda-feira (22).
Conforme a nota oficial encaminhada pela FGTAS, desde outubro do ano passado, a fundação não recebe recurso federal do convênio firmado entre o Estado e o Ministério do Trabalho para custeio das agências FGTAS/Sine. A fundação solicitou, então, auxílio do governo estadual para quitar as faturas em aberto. A previsão é de que o pagamento à concessionária de energia elétrica seja realizado na primeira quinzena de novembro.
Ainda segundo a nota, os trabalhadores que tiverem agendamento para solicitar o seguro-desemprego ou confecção da carteira de trabalho serão contatados pelos servidores do Sine para remarcar o atendimento.
Leia a nota na íntegra:
A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) informa que a Agência FGTAS/Sine de Caxias do Sul está fechada nesta quarta-feira, 17 de outubro, por falta de energia elétrica. A previsão é de que o restabelecimento da energia e a reabertura da unidade ocorram na próxima segunda-feira, 22 de outubro.
O corte no fornecimento de energia foi motivado pelo atraso no pagamento do serviço. Desde outubro de 2017, a FGTAS não recebe recurso federal do convênio firmado entre o Governo do Estado e o Ministério do Trabalho para custeio das Agências FGTAS/Sine.
Em agosto de 2018, o Governo do Estado concedeu suplementação orçamentária para manutenção das Agências de acordo com as prioridades elencadas pela Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz). A FGTAS realizou nova solicitação de repasse ao Governo do Estado para o pagamento das faturas em aberto devido ao atraso de recursos federais do convênio. A previsão é de que o pagamento à concessionária de energia elétrica seja realizado na primeira quinzena de novembro.
A Fundação também está em contato com a RGE para que a ordem de corte de energia seja suspensa e a unidade possa restabelecer o atendimento prestado aos trabalhadores o mais breve possível.
Os trabalhadores que possuírem agendamento de seguro-desemprego e de encaminhamento de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) no período de fechamento da Agência serão contatados por telefone pelos servidores da FGTAS para remarcar a data de atendimento.