A frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu) de Caxias do Sul será renovada. A prefeitura lançou nesta quarta-feira (17) a licitação para a compra de nove vans e uma motocicleta. O investimento previsto é de R$ 2 milhões. Por dia, são entre 60 e 80 deslocamentos de ambulâncias do Samu em média.
Das nove ambulâncias, oito serão de suporte básico e uma de suporte avançado. Esta última e outras quatro farão parte da frota do Samu. As demais vão para o setor de transporte de apoio — são casos em que há agendamento, como transferência entre pronto atendimentos, hospitais e municípios. A motocicleta será adaptada e transformada em uma motolância. Conforme o diretor da Rede de Urgência e Emergência, Fábio Baldisseroto, o valor da manutenção nos veículos utilizados hoje é de cerca de R$ 500 mil por ano.
— Por esse custo, se viu que era vantagem renovar a frota — comenta.
O motivo para o alto gasto com manutenção, segundo ele, é a idade avançada da frota, que chega a 12 anos no caso dos veículos de apoio. No Samu, a idade varia entre cinco e oito anos. Conforme Baldisserotto, a renovação colabora para a segurança das equipes e dos pacientes.
Após a renovação, três ou quatro veículos que estão em melhor estado serão mantidos com manutenção para reserva dos serviços, segundo o diretor. O último veículo que foi incluído na frota do Samu é a motolância em 2015 e que estava parada há cinco anos.
A abertura dos envelopes dos interessados na licitação está prevista para 29 de outubro, às 9h, na prefeitura.