A Escola Pública de Trânsito, ligada à Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Caxias do Sul, lança na próxima terça-feira, dia 18, a campanha Celular e Trânsito: Uma Ligação Perigosa. A ideia é alertar motoristas e também pedestres de que o uso do telefone não é compatível com o ato de dirigir ou atravessar a rua com segurança.
Ao longo dos próximos meses, estão previstas ações educativas com condutores e pedestres nas ruas e em escolas da cidade, além de reforço na sinalização de trânsito voltada ao tema. Nesta quinta-feira, por exemplo, uma placa já foi instalada na Rua Sinimbu, nas proximidades da agência dos Correios.
No lançamento, programado para as 11h de terça, na Sinimbu, em frente à Praça Dante Alighieri, haverá distribuição de materiais e blitze educativas a condutores e pedestres.
De acordo com o gerente de Educação para o Trânsito da secretaria, Joelson Queiroz, a campanha mostrará que a atenção dos condutores e pedestres deve estar totalmente direcionada para o trânsito, não permitindo espaço para as distrações que o celular provoca:
— A proposta é alertar que o celular é um perigo para quem dirige, onde existem regras proibindo a prática, mas também para o pedestre. Ambos se desconcentram justamente no trânsito, que é uma área onde a atenção das pessoas deveria ser totalmente focada.
Durante o contato com a comunidade, os agentes esclarecerão dúvidas e reforçarão que a legislação de trânsito proíbe o uso do celular enquanto o veículo está parado aguardando o semáforo ou em pedágios, por exemplo, além de outras situações do dia a dia.
De acordo com estudos da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), o uso do celular ao volante já é a terceira maior causa de mortes no trânsito no país — atrás apenas do excesso de velocidade e do consumo de álcool pelos motoristas.