Sem abastecimento regular por parte do laboratório, farmácias de Caxias do Sul registram falta de Ritalina. Levantamento de GaúchaZH com sete farmácias da cidade mostra que apenas a Total Farma ainda tinha o tipo Ritalina LA. Mas a Ritalina comum não estava disponível em nenhuma.
Em nota, a Novartis, que produz o medicamento, diz que tem tomado providências para regularizar a comercialização. Segundo o laboratório, a projeção é que o abastecimento seja normalizado ainda neste mês. A empresa não especificou o motivo para a dificuldade no fornecimento.
O medicamento é usado no tratamento do transtorno de déficit de atenção e da narcolepsia (distúrbio que causa sonolência excessiva).
Confira nota da Novartis
A Novartis esclarece que, apesar de todos seus esforços em manter o fornecimento regular dos medicamentos Ritalina® e Ritalina® LA (cloridrato de metilfenidato) de acordo com a regulação brasileira, o mercado enfrenta situações pontuais de desabastecimento.
A empresa notificou a ANVISA de forma preventiva e tem tomado todas as providências para regularizar a comercialização dos medicamentos o mais rápido possível, pois entende a importância da continuidade no tratamento dos pacientes. Informamos que a expectativa para normalização de ambas as apresentações sendo Ritalina Comum e Ritalina LA em agosto de 2018.