A prefeitura de Caxias do Sul tenta novamente contratar pediatras para atuar na rede pública de saúde. Cinco foram nomeados em edital publicado na sexta-feira (3). Até a manhã desta terça-feira, apenas um havia manifestado interesse em trabalhar no serviço público. O prazo para isso segue até 20 de agosto.
Leia mais:
Postão de Caxias funciona com dois pediatras para atendimento neste fim de semana
Postão 24h terá atendimento parcial de pediatras neste fim de semana em Caxias
Em julho, a prefeitura tinha chamado outros seis pediatras. Apenas um assinou a posse, mas ainda não começou a trabalhar. Ele tem até a próxima terça-feira para iniciar os atendimentos. Entre maio e o início de agosto, o plantão pediátrico no Postão 24 Horas teve interrupções aos finais de semana, com concentração da demanda na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte. A Secretaria da Saúde alegou falta de médicos para fechar a escala. A prefeitura diz que há dificuldade de encontrar profissionais no mercado que desejem trabalhar no município por causa da defasagem salarial. A situação foi normalizada no último final de semana.
No edital publicado na semana passada, também foram nomeados médicos especializados em endocrinologia pediátrica e pneumologia pediátrica. Além disso, foram chamados cirurgião vascular, coloproctologista, dermatologista, ginecologistas, neurologista, ortopedista, otorrinolaringologista, pneumologista e radiologista. Nutricionistas, enfermeiros, técnico em contabilidade, agentes administrativos, auxiliares de infraestrutura, auxiliares de regulação e fiscal municipal completam a lista de 50 nomeações. Todos têm até 20 de agosto para demonstrar interesse na vaga.
Conforme a Secretaria de Recursos Humanos, 465 servidores foram chamados para o serviço público no município em 2018. Desse total, 107 não assumiram as vagas. Outros 91 estão com processos de contratação em andamento. Os 267 restantes assumiram os cargos.