Desde o início desta semana, quem for até a bica instalada na entrada do estacionamento da igreja de São Pelegrino, em Caxias do Sul, não tem mais acesso para abastecer-se de água. A torneira foi fechada às 10h30min de segunda-feira (3). Era comum todos os dias pessoas encherem bombonas para levar o líquido para casa.
Um comunicado oficial foi publicado no site da paróquia. O texto também foi colocado em um cartaz afixado ao lado de onde a comunidade costumava ter a água disponível. Conforme a igreja de São Pelegrino, a medida se deve ao cumprimento do que determina a resolução 255, de dezembro do ano passado, do Conselho de Recursos Hídricos do governo do Estado. Pela determinação, nas áreas servidas por rede de abastecimento pública e potável, como é o caso do bairro, a captação de águas subterrâneas por poços tubulares e poços de pequeno diâmetro não pode ser destinada ao consumo humano.
De acordo com o pároco de São Pelegrino, padre Leonardo Pereira, a paróquia não chegou a ser notificada por qualquer órgão público, mas antes de isso acontecer, eles cumpriram a determinação.
No final de junho, um poço artesiano, conhecido como Tronco Água e instalado junto a uma empresa no bairro Pio X , também foi fechado pelo mesmo motivo. A bica no Convento Imaculada Conceição, ao lado da Igreja dos Capuchinhos, também não está mais aberta ao público.