Fiscais da Secretaria de Trânsito de Caxias do Sul constataram falhas na operação de elevadores dos ônibus do transporte coletivo mesmo após eles passarem por vistoria. O problema foi identificado na última semana em 18 dos 269 coletivos verificados.
Toda a frota da Visate passou por vistoria em junho. O procedimento, exigido pela legislação para garantir as boas condições dos veículos, é realizado pela Inspekar, empresa credenciada pelo município.
De acordo com a secretaria, a lista de 292 itens reprovados no teste não mencionou problemas nos elevadores de nenhum veículo. Após os ônibus voltarem a circular, no entanto, o município recebeu relatos de que as plataformas de alguns deles não funcionavam. Entre os dias 15 e 18 deste mês fiscais foram até a garagem da Visate e pediram para os funcionários acionarem os equipamentos de 269 ônibus, constatando os defeitos.
Por conta dos problemas, a secretaria notificou a Inspekar a esclarecer em cinco dias os motivos da aprovação dos ônibus que tiveram o defeito constatado. O documento foi emitido nesta quarta-feira (25). A diretora-geral da Inspekar, Olga Tomazi, disse ter recebido a notificação pela manhã com a relação de prefixos dos veículos com defeito. Nos registros da empresa, porém, constam apenas as placas. A empresa já solicitou a lista de placas para verificar como ocorreu a vistoria nos ônibus.
— Houve veículos conformes e não conformes. Precisamos verificar se os veículos identificados pela secretaria foram os conformes e quando eles constataram — afirma.