O projeto de lei nº 4/2018, encaminhado pelo município à Câmara de Vereadores de Caxias do Sul e que visa regulamentar o serviço de táxi-lotação, será tema de debate durante audiência pública que ocorre nesta quarta, às 19h, no plenário do Legislativo. A proposta está na Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH) para apreciação dos parlamentares.
Leia mais
Associação irá propor novidades no serviço de taxi-lotação em Caxias
Conselho de Trânsito propõe aumento de tarifas de táxi-lotação e estacionamento rotativo em Caxias
O encontro foi solicitado pela Associação dos Usuários do Transporte de Passageiros de Caxias do Sul (Assutran) para debater os principais pontos do projetos. Dentre eles, a inexistência de um plano estratégico para implantação do sistema e quais as possíveis linhas a serem contempladas com a ampliação, a quantidade de veículos e o valor da tarifa.
O presidente da comissão, vereador Edi Carlos Pereira de Souza (PSB), ressalta que o debate é essencial para que o projeto seja votado sem dúvidas referentes a cada ponto. Para ele, a discussão irá qualificar o serviço que será colocado em prática no futuro.
De acordo com secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Cristiano de Abreu Soares, o munícipio está à disposição para o debate. Ele esclarece, no entanto, que em relação ao número de linhas não há apontamento no projeto porque isso será detalhado após a aprovação da proposta:
– As linhas só serão detalhadas posteriormente, no edital de licitação. Agora é o momento de debater a lei que regulamenta o serviço. Quanto aos demais pontos, todos foram elaborados e revisados pela equipe técnica da secretaria e estamos à disposição para conversar sobre a proposta.
A frota de táxi-lotação que circula em Caxias do Sul é a mesma há 18 anos, sendo que há pelo menos 14 a comunidade cobra a ampliação do número de linhas. Inicialmente, a ideia é aumentar a frota para 40 azuizinhos. A proposta elaborada pelo Executivo foi encaminhada ao Legislativo em janeiro e retornou à prefeitura em 28 de fevereiro para ajustes, e voltou à Câmara em 26 de março para apreciação das comissões, antes da votação em plenário.
SERVIÇO ATUAL
Número de linhas: 4 (UCS/Shopping, Rio Branco, Ana Rech e Aeroporto).
Número de veículos: 21 (eram 22, porém um dos proprietários morreu e o veículo foi retirado de circulação).
Passagem: R$ 3,60 (a falta de renovação da frota interfere diretamente no valor da passagem, o que faz com que seja mais barato andar de azulzinho do que no transporte tradicional).