Pelo segundo final de semana seguido, o Pronto-Atendimento Municipal de Caxias do Sul, Postão 24h, ficará sem atendimento pediátrico. A notícia veio da própria Secretaria Municipal da Saúde que enviou nota informando que o setor não funcionará das 20h deste sábado até as 8h de segunda-feira. A orientação é para que os pais levem as crianças que precisarem de atendimento de urgência e emergência na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA Zona Norte).
Leia mais:
Postão 24h de Caxias está sem diretor-técnico há nove meses
Postão 24h de Caxias ficará sem pediatras neste domingo
Com três dos cinco médicos afastados com atestado, Postão opera no limite em Caxias
Estudo prevê criação de linha de ônibus que ligue o Postão e a UPA Zona Norte, em Caxias
O motivo é mais uma vez o número reduzido de pediatras para compor as escalas de trabalho. Segundo a secretaria, com as aposentadorias, atualmente, são 22 profissionais da área atuando no Postão, o que torna impossível completar a escala durante os sete dias da semana, com dois médicos em todos os turnos. A secretaria diz ainda que há anos vinha adotando a prática de contratar autônomos para os plantões e, que, agora, nem esta alternativa está sendo eficaz. E que o déficit é um reflexo do desinteresse dos médicos pela especialização em Pediatria.
Na semana passada, o atendimento de pediatria no Postão foi suspenso no domingo e retomado na segunda.
Com o direcionamento dos casos para a UPA Zona Norte, a prefeitura diz que ninguém ficará sem assistência.
A prefeitura reforça que uma linha de ônibus faz a ligação entre o Centro, onde fica o Postão 24h, e o bairro Centenário, onde está localizada a UPA Zona Norte. A integração tarifária garante que os usuários com cartões utilizem até dois ônibus pagando uma única passagem.