Uma iniciativa bacana quer desmistificar a ideia de que a presença de policiais em áreas de lazer da juventude significa fim de festa. O movimento Quem vem para o sofá? levará o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) para conversar com estudantes do Ensino Médio de Caxias do Sul. A inspiração foram os casos de agressão envolvendo adolescentes no último Carnaval e as frequentes confusões no entorno dos postos de combustíveis na Perimetral Norte, na Avenida São Leopoldo e no bairro São Pelegrino, que exigiram a criação de uma patrulha da BM contra perturbação do sossego.
A proposta do Conselho Municipal da Juventude (Comjuve) foi formalizada na quinta-feira em reunião com o tenente-coronel Jorge Emerson Ribas na presença do titular da Coordenadoria Municipal da Juventude, Lucas Guarnieri, e do representante dos movimentos religiosos de Caxias, Alan Costa.
Maxwel Abreu, da ONG Participatório da Juventude e vice-presidente do Comjuve, explica que a intenção é aproximar os jovens das forças de segurança de Caxias. A percepção atual é de que a gurizada vê PMs a pé ou em viaturas nos points noturnos como uma ação de repressão e não de segurança. A partir das conversas com os estudantes do Ensino Médio, que representam boa parte do público que frequenta a noite caxiense, a expectativa é iniciar uma ruptura desse estigma.
— O fato de eu ir até a Estação Férrea e ver a Brigada não é um problema. Precisamos entender que a presença dos policiais é justamente para nos proteger durante a nossa diversão — pondera Maxwel.
O projeto Quem vem para o sofá? é parecido com o Papo de Responsa, iniciativa promovida pelo Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca), em Porto Alegre. Em Caxias, o Comjuve pretende realizar a primeira atividade Quem vem para o Sofá numa escola estadual em data a ser definida.
— Não queremos o policial na sala de aula para essa conversa. Vamos levar os alunos e o policial para outro ambiente, com um sofá, de maneira que lembre uma casa dentro da escola — antecipa Maxwel.
Leia também
Saiba que ações tentarão coibir a venda de bebida alcoólica para adolescentes em Caxias do Sul
Comissão orientará comunidade para prevenir o consumo de bebidas na adolescência em Caxias
Brigada Militar de Caxias do Sul cria patrulha para combater perturbação do sossego "As operações vão continuar", diz secretária de Urbanismo sobre bares irregulares em Caxias do Sul
Campanha e fiscalização tentarão coibir consumo de álcool por adolescentes em Caxias