A orientação das secretarias estadual e municipal da Educação, comunicada na quinta-feira, é de que as escolas mantenham as atividades normalmente nesta sexta-feira, mesmo diante da situação envolvendo a greve dos caminhoneiros.
Em Caxias do Sul, algumas instituições consultadas pelo Pioneiro relataram a dificuldade de deslocamento dos professores e alunos, por conta das manifestações nas rodovias e redução do transporte coletivo.
No Colégio Estadual Henrique Emílio Meyer, por exemplo, as aulas do turno da manhã foram suspensas diante da redução dos horários do transporte coletivo. À tarde e à noite, a expectativa é de que o conteúdo seja passado normalmente aos estudantes.
Já no Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza as aulas serão mantidas nos três turnos. Conforme a escola, se algum aluno não conseguir se deslocar, poderá fazer a atividade do dia em outra data a ser combinada.
Nas três maiores instituições da rede municipal (Escola Prefeito Luciano Corsetti, Escola José Protázio Soares de Souza e Escola Tancredo Neves) as atividades também ocorrem normalmente nos turnos da manhã e tarde.
Alguns professores da Escola Tancredo Neves tiveram dificuldade de passar pela RSC-453, onde ocorria um protesto. Mesmo assim, os docentes conseguiram acessar a instituição que fica no bairro Santa Fé.