O número de famílias que deixaram Caxias do Sul com auxílio do município em 2017 caiu 43,7% em relação ao ano anterior. Enquanto em 2016 o auxílio-mudança foi concedido a 352 famílias, no ano passado foram 198, uma média de 16 por mês. Em 2018, já são 46 solicitações.
De acordo com o secretário de Habitação, Elisandro Fiuza, embora o ano esteja ainda no início, a expectativa é de que a quantidade de pedidos seja maior do que em 2017. A avaliação é que a economia ainda reage de forma tímida e que o benefício pode estimular famílias que pensam em deixar a cidade.
- O que percebemos agora é que as coisas começaram a pontuar um sinal de avanço. Pode ser que venha a se equiparar ou superar - avalia.
As reuniões de abril para que interessados solicitem o benefício ocorrem nesta quarta (18) às 8h e às 13h30min na secretaria, que fica no prédio da prefeitura. Para agendar o auxílio, é preciso apresentar RG e CPF e preencher um cadastro com a relação de móveis que serão transportados. Quem não solicitar o benefício nesta quarta poderá encaminhar somente no dia 16 de maio, data prevista para a próxima reunião mensal.
O auxílio-mudança é destinado a famílias de baixa renda sem condições de permanecer em Caxias. O município conta com dois caminhões para o transporte de móveis, eletrodomésticos e roupas. Cada veículo faz duas mudanças por viagem e o deslocamento ocorre apenas para cidades do Estado. Os beneficiados precisam arcar com o próprio transporte e com eventuais pedágios no trajeto.