O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, estará em Caxias no dia 12 de março para assinar a ordem de serviço para o início da obra de duplicação de uma das faixas do trecho urbano da BR-116.
Conforme anunciado na terça-feira (27), o trecho entre os quilômetros 151,8 e 152,8 entre o bairro Planalto e o loteamento Vila Verde receberá melhorias e uma pista a mais no sentido Caxias-Porto Alegre. De acordo com o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Estado, Hiratan Pinheiro da Silva, o investimento previsto é de cerca de R$ 4 milhões e o empreendimento tem prazo de conclusão de 150 dias.
Não se trata, porém, da duplicação total do trecho, demanda antiga da cidade. Hiratan explica que uma tubulação de gás que passa pelo lado da rodovia impede que a construção da quarta faixa seja realizada por enquanto.
— A remoção do gás não é uma coisa simples, tem um valor alto, não vai acontecer a curto prazo. Mas em razão de há muitos anos ter essa demanda, e de ser o ponto mais crítico hoje da BR-116 em Caxias, vamos concentrar esforços para melhorar o trecho — explica.
A visita do ministro foi anunciada após reunião em Brasília com o deputado Mauro Pereira (MDB) e o superintendente do Dnit, nesta quinta-feira (1°). Em vídeo gravado após o encontro, Quintella anunciou a duplicação do trecho: