A antiga imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, que foi alvo de polêmica pelas feições consideradas pouco harmoniosas, está em processo de remodelação há cinco meses no Recanto do Rosário, nos fundos do santuário, em Farroupilha.
Leia mais:
Conheça a nova estátua de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha
Estátua de Nossa Senhora de Caravaggio poderá ser trocada, na RSC-453, em Farroupilha
A estátua da camponesa italiana Joaneta (para quem a santa apareceu) está em fase final e deve ser concluída nos próximos dias. Já a estrutura da santa permanece com a base de isopor, utilizada na estátua original, mas as formas ainda estão indefinidas. Não há previsão, por enquanto, de quando a obra será entregue à comunidade.
A reestruturação da imagem é concebida pelo artista Gilmar Pocai que, entre outras obras, é o responsável pelo monumento em homenagem à padroeira de Caxias do Sul, Santa Teresa de Ávila, na Avenida São Leopoldo, próximo à BR-116, e também pela nova imagem de Caravaggio que foi posicionada na RSC-453 em agosto de 2016.
A intenção da remodelação da antiga imagem é trazer traços mais humanos e delicados às estátuas que simbolizam o aparecimento de Nossa Senhora de Caravaggio à Joaneta. À época da instalação na rótula da SC-453, em 2008, houve polêmica em torno do visual do rosto da santa e a imagem acabou sendo removida em dezembro de 2015 e substituída por outra.
– Desta vez, tudo foi pensado: a proporção, o realismo, a delicadeza. A proposta é humanizá-la, pois antes lembrava uma caricatura – diz Pocai.
Além disso, as imagens ganharam novas medidas – a estrutura de Caravaggio, por exemplo, passou de 8 metros de altura para 5 metros. A alteração no tamanho da base foi definida para ficar mais harmoniosa no espaço escolhido para recebê-la, o jardim do Recanto do Rosário, onde os fiéis costumam orar ao ar livre, nos fundos do santuário.
– O lugar também é excelente, porque as pessoas vêm aqui pra tomar chimarrão e ver o pôr do sol – complementa o artista.
Conforme Pocai, as bases das imagens antigas, de isopor e fibra de vidro, foram aproveitadas parcialmente, porque são altamente inflamáveis. As estruturas serão revestidas com ferro, tela e concreto. Um olho d’água estará entre Joaneta e Nossa Senhora.
A etapa final é a pintura. Em princípio, as imagens devem ser monocromáticas, segundo o artista. Ou seja, terão uma cor só, ao contrário da estátua colorida instalada na rótula da RSC-453.
– Alteramos também a posição das imagens. Elas estão mais próximas e levemente inclinadas para o santuário. A ideia é tirar um pouco o ar estático delas. A Joaneta também não ficará com as mãos cruzadas, como na versão antiga– explica Pocai, que dedica de oito a 10 horas diárias para a restauração.
Investimento
O custo da restauração deve ser de R$ 60 mil e virá de recursos obtidos com a venda do Manual dos Devotos, livro desenvolvido pela equipe do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio.