O Sistema Integrado de Mobilidade (SIM Caxias), em operação desde abril do ano passado, obteve avaliação positiva da maioria dos 16.774 usuários entrevistados em uma consulta popular organizada pela Associação dos Usuários do Transporte Coletivo de Caxias do Sul (Assutran).
Entre os dias 23 e 26 de agosto, 7.722 homens e 9.052 mulheres responderam a seis questões que avaliavam o nível de satisfação com o funcionamento do SIM Caxias, a agilidade no deslocamento, a concordância com as mudanças realizadas pela atual administração e o funcionamento do sistema integrado como um todo, entre outras.
Leia mais:
Em viagem à China, deputado Mauro Pereira posa ao lado do presidente da Rússia
PTB votará contra acolhimento de pedido de impeachment do prefeito de Caxias do Sul
A pesquisa revelou que para 97,2% dos entrevistados, o SIM Caxias melhorou o deslocamento diário. Além disso, 98,4% disseram que estão economizando no gasto com passagens após as integrações feitas pelo novo sistema.
Por outro lado, alterações feitas na administração atual, como a liberação do segundo corredor de ônibus para o tráfego de carros e a liberação da conversão à direita (casos dos cruzamentos da Sinimbu com a Garibaldi e da Pinheiro Machado com a Coronel Flores, por exemplo), receberam reprovação de 90% dos entrevistados. O item em que o sistema foi pior avaliado foi o funcionamento em horário de pico: 16,7% disseram ser ruim ou péssimo.
Além do questionário, pelo menos 903 pessoas deixaram sugestões a respeito do transporte coletivo. Entre elas, apareceram pedidos como alteração da data do passe-livre – de domingo para um dia de semana, implantação de uma tarifa social que atenda a desempregados, barateamento da passagem e construção de novas estações de transbordo.
O presidente da Assutran, Cassiano Fontana, afirma que o resultado positivo da consulta respalda a eficiência do sistema e comprova que a integração (de linhas e passagens) precisa ser ampliada e fortalecida.
– Já se passou mais de um ano desde que o SIM foi implantado, e a população já conseguiu se adaptar e pôde perceber os benefícios do sistema. Esse tipo de pesquisa demonstra como é importante a participação das pessoas para medir a qualidade dos serviços públicos – opina.
Fontana acrescenta que vai buscar uma audiência com o prefeito Daniel Guerra (PRB) e com o secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Cristiano de Abreu Soares, para apresentar a consulta e debater o planejamento futuro para o SIM Caxias.
Já para o secretário Municipal de Trânsito, Cristiano de Abreu Soares, a avaliação positiva aponta os frutos do trabalho da administração que, segundo ele, vem buscando adotar mais políticas para facilitar a resposta dos usuários junto ao poder público para aprimoramento do transporte coletivo.
Por outro lado, avalia como inesperada a avaliação negativa dos passageiros com relação às mudanças implantadas neste ano, principalmente a liberação do segundo corredor – até então exclusivo para ônibus – e também de algumas conversões que haviam sido proibidas.
– Nos surpreende essa avaliação. Respeitamos a interpretação da população, mas precisamos pensar em soluções para a mobilidade de toda a cidade. Sem contar que a liberação do segundo corredor beneficia outros veículos que transportam grupos de pessoas como vans, por exemplo – afirma.
Cristiano ressalta que, após a secretaria receber o levantamento, todas as opiniões e recomendações serão avaliadas.
Sobre o planejamento para o SIM Caxias, o secretário informa que ainda está em análise a possível implantação de uma estação de transbordo na região do bairro Serrano e uma em Ana Rech.
OS RESULTADOS
A consulta foi realizada entre 23 e 26 de agosto nas EPIs Floresta e Imigrante, além das paradas de ônibus Pompéia, Ópera, Bento Gonçalves, Catedral e Praça da Bandeira e de 53 apoiadores que levaram os questionários a diversas regiões da cidade. Confira os resultados das questões:
Pessoas ouvidas: 16.774 (7722 homens e 9052 mulheres)
1) O SIM Caxias melhorou o seu deslocamento?
:: Não: 429 (2,8%)
:: Sim: 16.356 (97,2%)
2) Como ficou sua viagem após o SIM Caxias?
:: Mais demorada: 83 (0,5%)
:: Igual: 626 (3,5%)
:: Mais ágil: 16.065 (96%)
3) Como você avalia o funcionamento do SIM Caxias no horário de pico?
:: Péssimo: 1.127 (6,5%)
:: Ruim: 1.757 (10,2%)
:: Bom: 13.790 (83,3%)
4) Você concorda com as mudanças feitas no SIM Caxias pela atual administração pública?
:: Não opinou: 1.169 (7%)
:: Sim: 501 (3%)
:: Não: 15.104 (90%)
5) Você economizou através das integrações feitas após o Sim Caxias?
:: Não: 266 (1,6%)
:: Sim: 16.508 (98,4%)
6) Como você considera a segurança nas EPIs?
:: Não opinou: 835 (5%)
:: Ruim: 668 (4%)
:: Boa: 15.271 (91%)