Barreiras foram instaladas no Rio das Antas, entre Flores da Cunha e Antônio Prado, para conter o vazamento do óleo de um caminhão envolvido num acidente com morte na ERS-122. A medida foi adotada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), depois que 30 mil litros da substância escorreram pela pista com o tombamento do veículo conduzido por Marco Antônio Lacerda, 55 anos, na manhã de quarta-feira. Antes de virar sobre a rodovia, o veículo bateu contra um paredão. O caminhoneiro morreu antes de receber socorro.
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Segundo a Fepam, os danos ambientais estão sendo avaliados. Inicialmente, havia sido divulgado que o caminhão transportava asfalto líquido, mas o órgão ambiental confirmou que trata-se de óleo usado como combustível de fornos e caldeiras industriais. Levantamento preliminar indica que boa parte do material tóxico ficou pela rodovia e foi contida na valeta da pista, segundo informações da chefe da divisão de Poluição Industrial da Fepam, Fabiani Vitt. Contudo, não há como precisar qual o volume que escorreu para a foz do Rio São Marcos, que desemboca no Rio das Antas.
Nesta quinta-feira, equipes em dois barcos percorreram o Rio das Antas para a instalar as barreiras de contenção. Posteriormente, o óleo será retirado da água, conforme a Fepam. Até o início da tarde desta quinta-feira, quase toda a substância já havia sido removida da rodovia.
O acidente que matou o caminhoneiro ocorreu numa curva no Km 108 da ERS-122, próximo da ponte sobre o Rio das Antas, no sentido Flores da Cunha-Antônio Prado. Segundo a delegada responsável pela investigação, Aline Martinelli, somente a perícia poderá determinar se houve falha mecânica. A princípio, Lacerda pode não ter vencido a curva e perdeu o controle do caminhão.
A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) avaliará se há necessidade de incrementar a sinalização do trecho para alertar sobre os riscos daquele trecho da ERS-122, formado por descidas íngremes, curvas acentuadas e penhascos.