Pouco mais de um ano após o início das operações do Sistema Integrado de Mobilidade de Caxias do Sul, o SIM Caxias, usuários do transporte coletivo urbano da cidade terão a oportunidade de avaliar o serviço pela primeira vez, a partir da próxima semana. Promovida pela Associação dos Usuários de Transporte de Passageiros (Assutran), a oitava edição da consulta popular foca exclusivamente em questionamentos sobre as mudanças implantadas em março de 2016.
Leia mais:
Polícia Civil prende, em Santa Catarina, dois investigados por esquartejamento em Caxias do Sul
Prefeitura de Caxias prevê iniciar ocupação do prédio da Maesa em outubro
Novo programa de castrações, em Caxias, dificulta cirurgias para animais sem donos
Assim como nas pesquisas anteriores, realizadas anualmente, a ideia é saber como está o nível de satisfação de quem utiliza os ônibus. De quarta-feira até o próximo sábado, dia 26, formulários com seis perguntas objetivas serão aplicados em pontos distintos da cidade: voluntários da associação estarão nas Estações Principais de Integração (EPIs) Floresta e Imigrante, além das paradas do Ópera, daquelas localizadas atrás do Hospital Pompéia e do paradão na Rua Bento Gonçalves, das 8h às 18h.
– Decidimos concentrar as questões na operacionalização do SIM, porque foi uma mudança que precisou de um alto investimento e a coletividade, incluindo aqueles que não utilizam o serviço, precisam saber se o valor gasto foi realmente positivo para a cidade – explica o presidente da Assutran, Cassiano Fontana.
Além de analisar o impacto das mudanças no transporte público, que em 2016 interligou diversas linhas para dar mais rapidez no trajeto, a consulta servirá de termômetro para cobrar explicações do município em nome dos milhares de usuários diários de ônibus na cidade. No final da pesquisa, os dados serão compilados e encaminhados ao prefeito Daniel Guerra (PRB) e ao secretário municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade, Cristiano de Abreu Soares.
Conforme Fontana, o objetivo da consulta é saber como a população enxerga o transporte coletivo e de que forma o Executivo e a empresa prestadora do serviço podem resolver eventuais problemas relatados pelos usuários.
– Até o momento não sabemos exatamente quais são os problemas diários que enfrentados após a mudança. Aliás, a pesquisa pode até apontar um resultado positivo, algo que a prefeitura também desconhece. Nosso trabalho é chegar a um resultado capaz de garantir mais qualidade às pessoas que utilizam ônibus. Cabe a nós ouvir e encaminhar a demanda – ressalta.
Interessados em participar da consulta podem procurar pelos voluntários da Assutran nos locais determinados pela associação: é necessário apresentar um documento de identidade. Algumas lideranças de bairros também terão formulários e poderão recolher as respostas. O resultado da pesquisa deve ser divulgado em setembro.
SERVIÇO
:: O que: 8ª Consulta Popular sobre o Transporte Coletivo de Caxias do Sul
:: Quando: de 23 a 26 de agosto, das 8h às 18h
:: Onde: Estações Principais de Integração (EPIs) Floresta e Imigrante, parada do Ópera, parada do fundos do Hospital Pompéia e paradão da Bento Gonçalves
AS QUESTÕES
:: O SIM Caxias melhorou o seu deslocamento?
:: Como ficou sua viagem após o SIM?
:: Como você avalia o funcionamento nos horários de pico após o SIM Caxias?
:: Você concorda com as mudanças feitas no SIM Caxias pela atual administração pública (exemplo: conversões à direita)?
:: Você economizou através das integrações feitas após o SIM Caxias?
:: Como você considera a segurança nas EPIs?