O Banco de Alimentos de Caxias do Sul necessita aumentar em pelo menos 20% a arrecadação de alimentos, a fim de suprir a atual demanda das instituições beneficiadas, uma vez que a adesão de novas entidades ao programa ocasionou uma baixa nos estoques.
Leia Mais:
Bancos de Alimentos e Vestuário de Caxias seguirão funcionando com servidores
Aplicativo ajuda a escolher alimentos mais saudáveis no supermercado
Contratação de jovens até 24 anos em Caxias tem retomada
–As arrecadações de alimentos se mantiveram em torno dos 75 mil quilos mensais, número semelhante ao contabilizado no mesmo período do ano passado. Porém, na época, tínhamos 100 instituições cadastradas. Hoje, já são 110 – explicou Cristina Gregoletto, nutricionista e gerente do Banco de Alimentos.
Para reverter esse cenário, a organização realizará neste final de semana o Sábado Solidário. Cerca de 140 voluntários ficarão responsáveis pelo recolhimento dos produtos não perecíveis em 38 supermercados do município.
– Nossa média de arrecadações nos Sábados Solidários, que ocorre sempre no segundo final de semana de cada mês, é de 8 mil quilos, mas a expectativa é a de conseguir juntar desta vez entre 12 mil e 14 mil – disse Cristina, acrescentando que os mantimentos mais aguardados são feijão, farinha, biscoito, açúcar e massa.
Também é fundamental para o Banco de Alimentos aumentar a rede de voluntários, promovendo o engajamento solidário e a mudança na realidade social de Caxias.
– Não há restrição, todos podem se voluntariar. Se nós tivéssemos mais pessoas, nós poderíamos atuar em mais supermercados, buscando maior adesão da população e aumentando as doações. Certamente, precisamos de mais gente disposta a ajudar– afirmou a diretora de Proteção Social e Segurança Alimentar da prefeitura, Maria de Lurdes Grison, a Lurdinha.
Doações para Vila Oliva
Uma das comunidades beneficiadas pelo Sábado Solidário será Vila Oliva. O banco espera arrecadar mais de 91 cestas básicas para doar aos moradores que foram prejudicados pelo tornado que atingiu o distrito em junho.
–Esperamos contar com a população caxiense, pois fazer o bem faz bem. A gente acredita que alimentação é uma prioridade de todos – pontuou Lurdinha.
O Banco de Alimentos é uma iniciativa pensada pela prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, que há mais de 11 anos oferta alimentos e refeições aos caxienses em situação de vulnerabilidade. O projeto conta com a colaboração de empresas e de programas de desenvolvimento do governo.
Como ajudar
Sábado Solidário
As doações serão arrecadadas das 9h às 20h, em 38 estabelecimentos comerciais.
:: BIG - Centro
:: Carrefour - Desvio Rizzo
:: Croata - Forqueta
:: Forlin - Santa Catarina
:: Multi Fernandes - São José
:: Multi Safra - Ana Rech
:: Rede Andreazza
:: Rede Dacopel
:: Rede Savi
:: Rede Zaffari
:: Testolin - Centro
:: Vantajão - Santa Fé
Durante todo o ano
:: As doações podem ser feitas no Banco de Alimentos, na Rua Jacob Luchesi, 3181, bairro Santa Catarina, junto à Ceasa.
:: O horário é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.
:: Aos interessados em integrar a rede de voluntários, mais informações são fornecidas pelo telefone (54) 32115943.