De onde viemos, quem somos e para onde vamos são algumas das questões que irão nortear o evento Viva.Cidade, na noite desta quinta-feira, na FSG. A intenção é discutir, de maneira interdisciplinar, o desenvolvimento urbano de Caxias do Sul e o que é possível fazer para torná a cidade um lugar melhor para se viver.
Um dos pontos a ser abordado é a importância da preservação do patrimônio histórico. Arquiteta e urbanista, Clarissa Zanatta falará sobre como o desenvolvimento acelerado e a falta de políticas públicas afetaram os prédios históricos de Caxias. Para a especialista, o centro histórico poderia ser ampliado para o lado leste da cidade, o que garantiria a preservação de mais imóveis históricos.
Leia mais
O exemplo de Passo Fundo com ações de mobilidade não motorizada
Especialistas defendem cidades eficientes para as próximas gerações
O exemplo de Campinas para a sustentabilidade
Além disso, ela defende um mapeamento dos edifícios históricos de Caxias.
– Os prédios contam a nossa história, eles construíram a nossa identidade – entende.
Clarissa irá dividir a mesa de discussões com o doutor em História Marcelo Caon, a psicóloga Deborah Renosto e o designer Tiago Rossi. Os quatro são autores do livro [RE]Descobrir, que será lançado durante o evento. A obra, uma iniciativa do movimento Limpa Caxias e publicado por meio de financiamento coletivo, mostra prédios históricos que foram (re)descobertos após a retirada da placas e analisa o excesso de propaganda sob quatro aspectos: preservação do patrimônio, arquitetura, psicologia e design.
– A ideia é que o Viva.Cidade seja mais amplo que o Limpa Caxias e discuta questões sobre desenvolvimento urbano – explica Tiago Fiamenghi, idealizador do Limpa Caxias e organizador do evento.
Até o final do ano, encontros mensais itinerantes serão realizados nos mesmos moldes do de hoje. Para 2018, está previsto o lançamento da associação Viva.Cidade, para promoção de estudos e eventos sobre desenvolvimento urbano.
SERVIÇO
:: O que: evento Viva.Cidade e lançamento do livro [RE]Descobrir
:: Quando: nesta quinta-feira, às 19h
:: Onde: auditório da FSG (Rua Marechal Floriano, 1.094)
:: Inscrições: R$ 30 (alunos e professores da FSG e apoiadores do livro não pagam). É possível se inscrever hoje até as 15h clicando AQUI.