A paixão por um hobby e a fé. É a união destes dois ingredientes que move os participantes da Cavalgada do Divino Espírito Santo de Vila Seca, em Caxias do Sul, neste final de semana. A atividade, que ultrapassa a marca de 20 anos nesta edição, já se tornou tradicional entre cavaleiros e, neste ano, acrescenta novidades: a presença de motos, bicicletas e quadriciclos. A procissão será domingo, a partir das 8h30min.
Leia mais
Três casas são consumidas por incêndio no bairro Beltrão de Queiróz, em Caxias
Duas pessoas são atropeladas durante protestos em Caxias
A expectativa dos organizadores é que pelo menos mil pessoas participem nas quatro modalidades da romaria, se o tempo colaborar. A ideia de abrir a cavalgada para novos públicos é uma maneira de continuar a tradição e popularizar ainda mais a atividade religiosa, conforme uma das festeiras Patrícia Boff Zanette.
– Além de ser uma atividade física, é um momento de nos unirmos pela fé – reforça a organizadora.Entre os estreantes na romaria estará o coordenador de vendas Leonardo Milesi, que participará com um quadriciclo. Ele conta que já é fiel participante de outras romarias da região, como a que homenageia Nossa Senhora de Caravaggio, também no mês de maio.
– É uma forma de interação e reflexão. É bacana porque conhecemos muitas pessoas e temos a parte religiosa, que é muito forte em Caxias do Sul – explica Milesi.Cada uma das modalidades terá um horário específico de saída da frente da Igreja Matriz de Ana Rech (confira os roteiros abaixo).
Ao final da romaria, os fiéis serão recepcionados por uma benção, em Vila Seca. A programação é finalizada com um almoço na comunidade.
SERVIÇO
- O que: 21º Cavalgada do Divino Espírito Santo.
- Quando: domingo.
- Quanto: A inscrição para a cavalgada custa R$ 30 e já inclui o almoço no final do trajeto. Quem quiser participar somente da confraternização paga R$ 20.-
- Informações: (54) 3238.1358 ou 99931.1604. Todas as procissões sairão da frente da Igreja Matriz de Ana Rech em horários distintos. Confira os roteiros para cada modalidade.
- Cavalos: saída às 8h30min. Os cavaleiros passam por Fazenda Souza e chegam em Vila Seca por volta do meio-dia.
- Quadriciclos e motos: a saída está marcada para as 10h. O trajeto passa pela represa do Faxinal, pelas comunidades de São Gotardo e Nossa Senhora Aparecida e chega à Vila Seca também ao meio-dia.
- Bicicletas: os ciclistas partem às 10h e devem percorrer a Rota do Sol. A chegada está prevista para o meio-dia.