Geral

Vendaval

Prefeito de São Francisco de Paula diz que reconstrução da cidade deve levar meses

Município prepara decreto de calamidade após temporal que deixou um morto e 80 feridos

Babiana Mugnol

Enviar email

O prefeito de São Francisco de Paula, Marcos Aguzzoli, projeta que a recuperação da cidade, após temporal que deixou um morto e cerca de 80 feridos, dure meses. Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, ele falou em até seis meses para a reconstrução da cidade até identificar, limpar, organizar e reerguer as 270 casas destelhadas e dar assistência aos 1,6 mil desabrigados.

Aguzzoli diz que o município prepara um decreto de calamidade pública para tentar auxiliar às famílias. Além da região central e bairros residenciais, o prefeito também citou os estragos no distrito industrial.

– Parece que foi tudo pisoteado. Hoje de manhã, pude olhar mais de parte, já que antes muitas ruas estavam trancadas, e casas de alvenaria, fortes, foram destruídas. A gente não entende como pode ter acontecido tudo isso – descreveu Aguzzoli.

Leia mais:
Cenário de guerra em bairro de São Francisco de Paula
Tornado ou microexplosão: o que atingiu a Serra?
Jovem que morreu estava a caminho de culto e casaria em abril

O prefeito agradeceu a mobilização de outros municípios para doações e disse que além de materiais de primeira necessidade, já recebidos, a maior necessidade a partir de agora é de materiais de construção, como telhas, pedras, cimento e madeira.

O governador em exercício, José Paulo Cairoli, visita nesta segunda-feira locais afetados e coordena ações integradas em socorro às comunidades. Ele ressaltou que o governador José Ivo Sartori já determinou a liberação de R$ 175 mil para o hospital da cidade e que a Defesa Civil está prestando apoio e tem bastante materiais de primeira necessidade, como itens de alimentação e colchões.

– Agora vamos tratar o que podemos fazer para recuperação da cidade – afirmou ao Gaúcha Atualidade.

Cairoli disse que ainda está sendo feito o levantamento dos estragos e o que o governo federal também já procurou o Estado para manifestar apoio.

ArteZH / RBS


GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Chamada Geral 2ª Edição

16:30 - 17:30