O temporal que causou a morte de pelo menos uma pessoa e deixou outras 70 feridas e 12 desaparecidas em São Francisco de Paula, na Serra, atingiu também Canela. Segundo o Corpo de Bombeiros, 22 casas foram danificadas pela força do vento e da chuva. Os bairros mais prejudicados são a Vila Mainá e o São Lucas. Não há desabrigados.
Houve registro de problemas ainda em Bento Gonçalves – uma árvore caída –, Farroupilha – dois destelhamentos – e Gramado – um destelhamento e 15 árvores nas ruas. Em São Francisco de Paula, os bairros Vila Gauchinha, Loteamento Vila Izabel, Parque Querência, Distrito Industrial e São Miguel ficaram destruídos.
Leia mais:
Prefeito diz que chuva agrava a situação em São Francisco de Paula
Mais de 70 feridos chegam ao Hospital de São Francisco de Paula
Após temporal, rodovias da Serra têm pontos de bloqueios parciais
A chuva deste início da tarde de domingo agravou a situação já dramática da cidade. O prefeito Marcos André Aguzzoli acredita que o município tenha sido atingido por um tornado no começo da manhã:
– Durou um minuto e meio, dois minutos. Muito vento, chuva e barulho. Ainda é difícil falar no número de famílias atingidas, de desabrigados, porque a área é bem povoada. Muita gente ficou só com os móveis, a casa não existe mais. Casas de material, de gente de classe média alta não existem mais. Estamos precisando de lona para tapar os móveis que sobraram.
A cidade estava sem energia elétrica no início da tarde. Muitos postes e transformadores estão no chão. Também não há fornecimento de água e a equipe da Corsan ainda chegou ao município, informou o prefeito. A Defesa Civil do Estado e da União foram acionados.
Os desabrigados estão sendo atendidos no ginásio municipal. As maiores necessidades da cidade neste momento são colchão e lonas. Depois, também serão necessários materiais de construção de todo tipo, para a reconstrução das casas.