Uma falha no sistema informatizado obriga a prefeitura de Farroupilha a refazer a emissão de 400 carnês de IPTU. Segundo a Secretaria de Finanças, são todos casos referentes a áreas de terra não urbanizadas ou não loteadas, chamadas de glebas. Esses contribuintes terão um novo prazo de pagamento já que os valores serão reavaliados. As informações são da Gaúcha Serra.
No total, Farroupilha tem 40 mil imóveis com pagamento do IPTU. Para saber se mora em uma gleba, o contribuinte pode procurar no carnês o número de lote e a quadra. Se essas informações não constarem, significa que o terreno ainda não é urbanizado ou loteado e, portanto, pode ocorrer a revisão do valor.
Leia mais
Justiça marca nova audiência para tratar da abertura da UPA de Caxias
"Essa greve dos médicos é ilegal e imoral", diz Daniel Guerra sobre paralisação em Caxias
Falta de lâmpadas em paradas de ônibus favorece criminosos em Caxias do Sul
Desde que os carnês começaram a ser distribuídos na semana passada, contribuintes reclamam do valor da cobrança. A Secretaria de Finanças explica que o reajuste foi de 7,17%. O aumento expressivo notado por parte dos moradores ocorre porque uma lei do final do ano passado fez um novo zoneamento do município e houve reavaliação do valor venal dos imóveis. Além disso, começou neste ano a cobrança da taxa de coleta de lixo mesmo em terrenos baldios.
Para quem não teve erro na emissão do carnê, o vencimento da primeira parcela ou cota única é 20 de março. O desconto pode chegar a 17% e o parcelamento é de seis vezes.