Um modelo de consulta entre médicos de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e especialistas via aplicativo on-line em relação a casos específicos de pacientes poderá ser implantado em até 60 dias em Caxias do Sul. Conforme o secretário de Saúde do município, Darcy Ribeiro Pinto Filho, o objetivo é desafogar a procura no centro de especialidades médicas da cidade. As informações são da Gaúcha Serra.
Leia mais
Prefeitura de Caxias do Sul executará multa contra Sindicato dos Médicos
Vereadores querem informações sobre possível parentesco envolvendo CCs na prefeitura de Caxias
Nova secretária do Turismo quer Caxias na rota turística da Serra
Questionado trabalho de estrategista do governo Guerra
O sistema vai permitir que médicos das UBSs tirem dúvidas via aplicativo de troca de mensagens com especialistas que estarão de sobreaviso. Dependendo do caso, o médico poderá efetuar o tratamento no próprio posto de saúde, sem necessidade de encaminhamento a uma unidade superior. É um processo semelhante ao tele-saúde existente no Estado, que funciona através de contato telefônico.
No caso de Caxias, conforme o secretário, a ideia é aplicar o conceito de tele-medicina a um modelo on-line e com maior proximidade entre os médicos e a comunidade. Segundo ele, a prática é amparada pelo Conselho Federal de Medicina. Nos próximos dias, o secretário pretende conversar com os próprios profissionais do município, que já atuam no Centro de Especializado de Saúde, para avaliar a possibilidade de esses médicos entrarem na escala de sobreaviso para o sistema de mensagens.
Outra possibilidade seria um convênio com uma instituição na cidade. A secretaria da Saúde está levantando os dados de atendimento no centro de especialidades para identificar quais são os especialistas mais necessários neste modelo de tele-medicina em Caxias.