A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) anunciou nesta quarta-feira o encaminhamento da compra dos medicamentos que estão em falta desde a metade do ano passado nas unidades básicas de saúde (UBSs) de Caxias do Sul. A previsão é de que a situação esteja regularizada na segunda quinzena de fevereiro.
Dos 238 itens que compõem a cesta de remédios distribuídos nas unidades, 53 estão com o estoque zerado, a maioria para hipertensão e diabetes, segundo a secretaria. A compra de medicamentos é feita em conjunto entre município, Estado e União, sendo que a contribuição municipal corresponde à maior parte do total. Foram liberados cerca de R$ 1 milhão para adquirir os remédios.
Leia mais:
Médicos do SUS aceitam bater ponto com aumento salarial em Caxias
Inquérito sobre fiscalização de ponto dos médicos de Caxias corre no MP
Médicos do SUS ameaçam pedir demissão em massa em Caxias do Sul
O prazo para liberação do material, até a segunda quinzena de fevereiro, se deve ao período necessário para a chegada das encomendas, a conferência e o destino da medicação às 47 unidades. Enquanto a entrega de remédios não estiver em dia, a Secretaria da Saúde orienta à população que procure as unidades da Farmácia Popular ou da rede conveniada, que oferecem produtos gratuitos ou a preços simbólicos.