Um protesto contra o governo federal reuniu cerca de 250 pessoas na Praça Dante Aligheri, em Caxias do Sul, no final da tarde desta sexta-feira. Manifestações semelhantes ocorrem em 15 estados em função do Dia Nacional de Greve convocado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT). Pela manhã, a paralisação em frente a garagem da Visate atrasou a saída dos ônibus em uma hora.
Leia mais
Manifestantes protestam em frente à prefeitura de Caxias do Sul
Por orientação de Schirmer, BM endurece reação a protestos
Reação da BM deixa pelo menos cinco feridos em Porto Alegre
Os principais motivos para os atos estão relacionados a políticas adotadas recentemente, como a PEC do Teto, que estabelece teto para gastos públicos pelos próximos 20 anos e reformas anunciadas pelo Planalto na área trabalhista, na Previdência Social e no Ensino Médio.
Há, ainda, razões locais para a paralisação. O Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers-Sindicato) e o Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia do RS (Ugeirm-Sindicato) aproveitaram a manifestação para protestar contra o parcelamento de salários do funcionalismo estadual, promovido pelo governo de José Ivo Sartori, e também contra a manutenção de presos em delegacias.