Na Semana Farroupilha, o Pioneiro presenteia o leitor com bonecos de papel para montar sobre as sete principais Lendas Gaúchas. O primeiro personagem a ser publicado por o índio Sepé Tiaraju. Nesta terça-feira, conheça a lenda e monte a cobra M'Boiguaçu.
Leia mais
Monte o seu boneco do Sepé Tiaraju e conheça a história do personagem
Acampamento Farroupilha de Caxias tem cerca de 20 espaços para aluguel
Pilchas para encher os olhos dos tradicionalistas de Caxias
Semana Farroupilha terá menos atrações campeiras e artísticas em Caxias
Diz a lenda que um grande dilúvio, durante uma noite escura, inundou os campos e poucos bichos escaparam, quase todos morreram. Mas a cobra-grande, chamada pelos índios de M'Boiguaçu, sobreviveu ao se enroscar em um galho da mais alta árvore e lá ficou até as águas baixarem. Quando desceu, estava louca de fome e começou a comer os olhos dos bichos que estavam mortos e o seu corpo foi ficando todo transparente, e se tornou um clarão sem chamas. E de tanto comer olhos, e guardar a luz deles, um dia ela arrebentou, morreu e reapareceu nas matas toda luminosa. A M'Boiguaçu, também conhecida como Boitatá em outras regiões do país, pode deixar cego quem a encontra. Da sua boca, saiu uma chama de fogo, que ela usa para queimar caçadores e destruidores das florestas.
Imprima a imagem abaixo (você também pode baixar aqui), cole a folha em uma cartolina ou folha de desenho, recorte as bordas, dobre nas indicações e monte a sua M'Boiguaçu.