A implantação do sistema troncalizado de transporte coletivo em Caxias do Sul também vai alterar o itinerário das linhas intermunicipais que atualmente passam pelo centro. Ônibus que ligam Caxias a Bento Gonçalves ou Farroupilha, por exemplo, vão deixar de trafegar pela Rua Sinimbu e vão cruzar o centro pela Rua Bento Gonçalves. As informações são da Gaúcha Serra.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Conforme o chefe de Governança da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Estadual (Metroplan) na Serra, Osório Rocha, as negociações ainda não terminaram, mas os novos itinerários dependem apenas da definição de alguns pontos de embarque e desembarque. Com a mudança, os ônibus que chegam à cidade passam a cruzar o centro pela Rua Bento Gonçalves até a rodoviária.
Os coletivos que atendem aos alunos da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) vão acessar a Rua Moreira César e a Rua Os 18 do Forte para atender aos alunos. Um ponto de ônibus exclusivo deve ser criado entre a Coronel Flores e a Rua Feijó Júnior.
No caso dos ônibus que seguem até a Universidade de Caxias do Sul (UCS) os ônibus vão dobrar à direita na Rua Vereador Mário Pezzi, acessando, em seguida a Sinimbu. Na Sinimbu, porém, não será permitido o embarque e o desembarque. O retorno dos coletivos para os municípios vizinhos vai ser pela Rua 20 de Setembro, exceto no caso das linhas que atendem a FSG. Nesse caso, os ônibus vão retornar pela Rua Os 18 do Forte. As mudanças vão permitir que as linhas que passam pela Sinimbu e Pinheiro Machado, principalmente a nova Linha Troncal, não sofram interferências que atrapalhem a fluidez.
Outra medida para melhorar o tráfego dos ônibus é proibição de novas conversões nas duas ruas. Na Sinimbu, fica proibido dobrar à direita nas ruas Moreira César, Garibaldi, Dr. Montaury, Borges, Guia Lopes e Andrade Neves. Já na Pinheiro Machado, as proibições serão nas ruas Marquês do Herval, Visconde de Pelotas, Marechal Floriano e Coronel Flores. As mudanças entrem em vigor na primeira quinzena de abril.
