A implantação do sistema troncalizado de transporte coletivo em Caxias do Sul também vai alterar o itinerário das linhas intermunicipais que atualmente passam pelo centro. Ônibus que ligam Caxias a Bento Gonçalves ou Farroupilha, por exemplo, vão deixar de trafegar pela Rua Sinimbu e vão cruzar o centro pela Rua Bento Gonçalves. As informações são da Gaúcha Serra.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Conforme o chefe de Governança da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Estadual (Metroplan) na Serra, Osório Rocha, as negociações ainda não terminaram, mas os novos itinerários dependem apenas da definição de alguns pontos de embarque e desembarque. Com a mudança, os ônibus que chegam à cidade passam a cruzar o centro pela Rua Bento Gonçalves até a rodoviária.
Os coletivos que atendem aos alunos da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) vão acessar a Rua Moreira César e a Rua Os 18 do Forte para atender aos alunos. Um ponto de ônibus exclusivo deve ser criado entre a Coronel Flores e a Rua Feijó Júnior.
No caso dos ônibus que seguem até a Universidade de Caxias do Sul (UCS) os ônibus vão dobrar à direita na Rua Vereador Mário Pezzi, acessando, em seguida a Sinimbu. Na Sinimbu, porém, não será permitido o embarque e o desembarque. O retorno dos coletivos para os municípios vizinhos vai ser pela Rua 20 de Setembro, exceto no caso das linhas que atendem a FSG. Nesse caso, os ônibus vão retornar pela Rua Os 18 do Forte. As mudanças vão permitir que as linhas que passam pela Sinimbu e Pinheiro Machado, principalmente a nova Linha Troncal, não sofram interferências que atrapalhem a fluidez.
Outra medida para melhorar o tráfego dos ônibus é proibição de novas conversões nas duas ruas. Na Sinimbu, fica proibido dobrar à direita nas ruas Moreira César, Garibaldi, Dr. Montaury, Borges, Guia Lopes e Andrade Neves. Já na Pinheiro Machado, as proibições serão nas ruas Marquês do Herval, Visconde de Pelotas, Marechal Floriano e Coronel Flores. As mudanças entrem em vigor na primeira quinzena de abril.
Mobilidade
SIM Caxias prevê alteração de itinerário de linhas intermunicipais no centro
Mudança está prevista para entrar em vigor no dia 16, junto com o novo sistema
GZH faz parte do The Trust Project