Mesmo com a inauguração de reformas realizadas no Hospital São Carlos para a instalação da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) Neonatal, Farroupilha não tem data para que os atendimentos possam começar. A prefeitura encaminhou documentação para que a Unidade seja habilitada junto ao governo do Estado. Mas, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, o processo foi encaminhado ao Ministério da Saúde e retornou para que pendências técnicas sejam resolvidas. As informações são da Gaúcha Serra.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Depois de solucionada esta etapa, a habilitação tende a demorar ainda de 6 a 12 meses. A Secretaria Estadual da Saúde ressalta, no entanto, que o contingenciamento de recursos federais faz com que o prazo seja imprevisível. Esse processo promove a verificação das condições das Unidades para garantir o cumprimento de requisitos estabelecidos em portarias ministeriais.
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, ele é necessário para o funcionamento de serviços de alta complexidade custeado pelo governo federal com contrapartida do governo estadual. A inauguração das reformas, iniciadas em janeiro de 2015, ocorre na tarde desta quinta-feira. Foram realizadas melhorias no telhado, piso, pintura, instalação de sistema de ar condicionado e oxigênio, entre outras obras.
Os equipamentos para a UCI já foram comprados. Agora, está aberta a licitação para compra de mobiliário. O custo total para essas três etapas é de R$ 800 mil, segundo a secretária Municipal da Saúde, Maria da Glória Menegotto.
Serão 15 leitos disponíveis para atender a demanda regional. A instalação de um espaço para cuidados com recém-nascidos em Farroupilha é uma reivindicação que se arrasta, pelo menos, desde 2008.
Saúde pública
Apesar de reformas, UCI Neonatal de Farroupilha não tem prazo para operar
Habilitação para atendimentos SUS depende de tramitação junto a órgãos estaduais e federais
Flavia Noal
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project