O número de reclamações no Procon de Caxias do Sul caiu 9% de 2014 para 2015. Foram 12.098 reclamações em 2014 contra 11 mil do ano passado. No Top 10, o ranking que mostra as empresas que tiveram mais reclamações na cidade em 2015, a telefonia móvel aparece nas três primeiras posições, seguindo uma tendência nos últimos anos:
1- Claro
2- Oi
3- Vivo
4- RGE
5- NET
6- SKY
7- TIM
8- GVT
9- Caixa Econômica Federal
10- Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto)
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Segundo o coordenador do Procon de Caxias, Dagoberto Machado dos Santos, os principais aspectos que geraram reclamação nas empresas foram a cobrança de valores indevidos e, em particular no caso da telefonia móvel, a má qualidade do serviço. No caso da RGE, que ficou em quarto lugar, Dagoberto afirma que foram reclamações em grande parte relativas a demora na ligação ou religação à rede de energia elétrica. Mas o coordenador ressalta que houve melhora e, nos dois últimos meses, a companhia não apareceu no Top 10 mensal.
Conforme Dagoberto, a relação com as empresas tem melhorado gradativamente. Quanto à taxa de resolução das reclamações dos usuários, o coordenador afirma ter ficado entre 50% e 55% de resolutividade na hora do atendimento, e 90% em até 40 dias. Dagoberto também ressalta o comportamento do comércio de Caxias, já que nenhuma loja ficou no Top 10 do ano de 2015. As informações são da Gaúcha Serra.