A prefeitura de Nova Petrópolis encaminhou à Câmara de Vereadores um projeto que prevê a concessão do Parque Aldeia do Imigrante para uso e exploração do espaço. Se for aprovado, conforme o Secretário de Turismo, Daniel Camargo, será publicado um edital para interessados na concessão prevendo investimentos em revitalização. A concessão será por um período de 20 anos, renovável por mais 20. As informações são da Gaúcha Serra.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Pelo modelo de licitação previsto, será atribuído um peso de 70% na capacidade técnica do interessado na concessão e 30% no preço. O concessionário ficará responsável por um projeto de revitalização elaborado pela prefeitura em 2013. O secretário afirma que recursos federais e estaduais deveriam ter sido empregados, mas não vieram por conta da crise.
O projeto não altera a gestão do centro para a terceira idade. A administração do Museu Municipal vai ser compartilhada entre prefeitura e concessionário. A parte interna do acervo e o atendimento continuarão com a prefeitura.
Dois conselhos vão ser formados para a condução do processo. O primeiro ficará encarregado da análise das propostas. O segundo vai fiscalizar o cumprimento do plano de investimentos por parte do concessionário.
Camargo afirma que, em princípio, não há previsão de alteração da tarifa de visitação do parque para turistas nos primeiros anos de concessão. O valor cobrado atualmente é de R$ 5 para entrada, sendo a meia-entrada de R$ 2,50 para estudantes e pessoas com 60 anos de idade ou mais. Moradores do município não pagam.
Nova Petrópolis tem previsão de receber 1,3 milhão de turistas em todo o ano de 2015, número que, segundo o secretário, será atingido.