A prefeitura de Caxias do Sul propôs nesta segunda-feira a criação de um convênio com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para realizar uma série de intervenções ao longo da rodovia BR-116, na área urbana.
Segundo o prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT), os projetos visam qualificar a mobilidade local e melhorar as condições de segurança viária, em especial no trecho urbano. São 11 locais que podem receber estas melhorias, em parceria com o Ministério de Transportes, por meio do DNIT.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Entre eles estão a passarela do bairro Planalto; a intersecção da BR-116 com a rua Pedro Olavo Hoffmann (acesso ao Villa Lobos); intersecção BR-116 com a Rua João Orestes Faoro; intersecção da BR-116 com a Perimetral Norte (viaduto); duplicação da BR-116 - trecho de acesso ao bairro Planalto à Avenida São Leopoldo; variantes BR-116 - contorno sul; intersecção da BR-116 com acesso ao bairro Santa Corona; segurança viária e acessibilidade aos bairros Galópolis, Parada Cristal a Ana Rech e ao distrito de Vila Cristina (trecho urbano) e a intersecção da BR-116 com o acesso à UCS.
Ainda segundo o prefeito, alguns dos projetos já possuem material técnico para subsidiar uma análise preliminar de cada uma das proposições, o que auxilia o DNIT.
- A BR se tornou uma perimetral por estar dentro da área urbana. Por estarmos executando diversas obras como a das ruas Pedro Olavo Hoffmann e João Orestes Faoro, que vão desembocar na rodovia federal, precisamos dar uma atenção especial -explica.
O superintendente regional do DNIT, Hiratan Pinheiro da Silva, lembrou que há um projeto de viabilidade técnica e ambiental da BR-116 do trecho que contorna Caxias do Sul.
- Se o município tem condições e se predispõe em ser parceiro e conversar e avançar, o DNIT vê que a prefeitura só tem a somar. Porque o DNIT não tem caixa pra tudo. Então, vamos trabalhar e ver como conseguimos desenvolver essa parceria - afirmou.
Após reunião
Prefeitura de Caxias sugere convênio com Dnit para obras em 11 pontos da BR-116
A parceria seria feita com o Ministério dos Transportes
GZH faz parte do The Trust Project