Música, cultura e fortalecimento dos direitos sociais. É essa mistura que será apresentada no XIII Festival Recria da Música Social, neste sábado, no ginásio do Colégio Murialdo, a partir das 14h. Quem prestigiar o evento terá a oportunidade de conhecer sete composições inéditas, criadas pelas crianças e adolescentes de seis entidades de Caxias do Sul.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
- É uma alegria muito grande uma criança ou um jovem que nunca pegou um instrumento na mão escutar o som que ele mesmo produz. Mais lindo ainda é quando ele consegue ser ator de sua própria vida no palco - opina o coordenador do Centro Educativo Murialdo, Elo João Back.
As sete músicas carregam a temática das regiões brasileiras definidas por sorteio para cada entidade, estimulando o conhecimento dos jovens, como explica a coordenadora do Projeto Recria - Fazendo Arte e Educação, Patrícia Di Doné.
Desde março, instrutores e alunos do Centro Técnico Social Murialdo se preparam para o fazer bonito com a canção O Vento do Norte. A música é resultado de muita pesquisa em vídeos e textos da cultura da região. Um boi-bumbá, confeccionado com tecido e papelão, ganhará vida no palco durante a apresentação.
- Nós tivemos um grande desafio, porque estávamos acostumados a fazer músicas para a nossa realidade social. Investigamos, pesquisamos e fomos formando a letra todos juntos - conta a instrutora Rosângela dos Santos Henning.
As 36 meninas da Casa Anjos Voluntários, localizada no bairro Charqueadas, tiveram a tarefa de descobrir as peculiaridades da região Centro Oeste. Nome de rios, tribos indígenas e animais fazem parte dos trechos da canção que será apresentada neste sábado. As jovens cantoras carregam a missão de continuar o ciclo de vitórias da instituição - a Casa Anjos Voluntários conquistou o primeiro lugar do festival nos anos de 2012 e 2013.
- As atrizes principais do coral são as meninas, eu sou apenas um coadjuvante - diz o professor de música Aldrem Ferreira.
Além do Centro Técnico Social Murialdo e da Casa Anjos Voluntários, também se apresentam os alunos do Instituto de Desenvolvimento Educacional Rural (Ider), Associação Criança Feliz, Associação SOS Vida e Voluntários Sem Fronteiras.
Talentos
Festival Recria de Música Social reúne instituições neste sábado, em Caxias
Música e cultura poderão ser conferidas no ginásio do Colégio Murialdo, às 14h
Alana Fernandes
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project