As duas faturas de água que os moradores de Caxias começam a receber não precisam ser pagas juntas, pois têm vencimentos em meses diferentes. O procedimento foi necessário para a implantação do novo sistema de boletos, que agora é feito de forma instantânea, no ato de leitura do hidrômetro.
A chegada simultânea das contas só ocorrerá neste primeiro momento, que é a transição do sistema antigo para o novo, garante o assessor da presidência do Samae, Idair Moschen.
Desde o dia 28/9, o consumidor começou a receber duas contas. Uma delas (a do sistema antigo) é impressa em gráfica e se refere ao período entre 28 de julho e 28 de agosto, que deve ser paga em outubro - na data pré-determinada pelo consumidor. A outra é referente ao período entre 28 de agosto e 28 de setembro, que é impressa na hora durante o ato da leitura do hidrômetro, com um equipamento especial. Essa segunda fatura vem com vencimento em novembro.
A diferença é que, agora, o leiturista do Samae analisa o gasto no relógio do hidrômetro, insere as informações no sistema, imprime o boleto na hora e já deixa na unidade consumidora. Pelo método antigo, era preciso fazer a leitura, mandar os dados para processamento, imprimir e entregar a fatura. O Samae estima que economizará R$ 116 mil por ano com o novo sistema, que não precisará mais dos serviços de uma empresa terceirizada para processamento e impressão.
Os novos equipamentos portáteis se chamam microcoletores e são operados pelos 29 leituristas do Samae. Caso o leiturista detecte uma discrepância muito grande entre o gasto do mês e de meses anteriores, o profissional está orientado a inserir a informação no sistema, para que uma equipe do Samae confere se há vazamento.
Se o problema for dentro da residência, o consumidor será alertado e orientado a resolver o vazamento. Com isso, a autarquia pretende evitar o desperdício de água.
- Com nosso novo sistema, vamos conseguir reduzir a perda de água tratada e com isso melhorar a qualidade de vida da população caxiense - reitera o diretor-presidente do Samae, Edio Elói Frizzo.
Ao todo, o Samae adquiriu 35 microcoletores ao valor de pouco mais de R$ 603 mil, incluído o valor do software de operação e da impressora.
Conta do Samae
Faturas de água em Caxias podem ser pagas em meses diferentes
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: