A RGE afirma que os postes tortos no bairro Planalto, em Caxias do Sul, não oferecem risco. Moradores da Rua Juvenal Herculano Cruz dizem que há pelo menos três estruturas danificadas, que balançam com o vento e estão tortas em direção às casas.
Por meio de nota, a RGE informou que uma equipe técnica verificou os postes na manhã desta quarta-feira e "não identificou nenhuma estrutura danificada ou caída". A concessionária afirma que mantém um programa de manutenção que avalia periodicamente todos os componentes da rede, inclusive os postes, e melhorias são realizadas conforme o resultado destas análises. No intervalo entre as inspeções, "alguns postes de madeira podem sofrer um processo de deterioração acelerado por intempéries da natureza ou por casos fortuitos como umidade, infiltração ou pequenos e grandes impactos contra o poste".
A RGE afirma ainda que as quedas de postes normalmente são ocasionadas por acidentes e que as estruturas de madeira têm a mesma segurança que as de concreto. "O poste de madeira possui vida útil média semelhante ao poste de concreto e melhor isolação da rede. Outra vantagem é que possui melhor absorção de impacto em casos de acidentes mecânicos", informa a nota.