Compartilhar experiências sobre o período do reinado e revelar truques que podem ser úteis enquanto fizerem parte do trio de soberanas da Festa da Uva são compromissos que Giovana Crosa e Karina Furlin, rainha e princesa da edição de 2014, têm hoje com as 20 candidatas ao título da festa de 2016. A princesa Gabrielle Debastiani não poderá comparecer.
O encontro começa às 19h30min no Espaço Estilo A da Atena Incorporadora e é organizado pela comissão social da Festa da Uva. É um dos mais de 50 compromissos que as jovens têm até o dia da escolha, em 5 de setembro, nos Pavilhões.
INFOGRÁFICO: conheça as candidatas a rainha e princesas
ENQUETE: vote em quem você acha que deve ser a rainha da Festa da Uva
A missão de Giovana é mostrar às meninas o verdadeiro peso da coroa envergada pela rainha. Ou seja: o tamanho da responsabilidade que a vencedora terá ao longo de dois anos de divulgação e representação da festividade.
- Pretendo tentar mostrar um pouco de como é esse mundo, bastante diferente do que é pintado lá fora. As meninas não podem viver o conto de fadas pensando que é tudo fácil. Exige muito trabalho. Há vezes em que comparecemos a seis eventos em um único dia - antecipa Giovana.
A rainha afirma que já palestrou para outras candidatas de festas da região, como por exemplo às candidatas da Femaçã, de Veranópolis. Para as meninas que sonham com o posto de rainha da festa de maior relevância de Caxias, ela também separou sugestões práticas para o dia a dia:
- Falarei também como devem se portar, a desenvoltura ideal, como conviver e se sair bem em todas as situações. A rainha da Festa da Uva dá a mesma importância para idosos, crianças ou lideranças políticas.
Já a princesa Karina pretende "desmistificar fantasias":
- Se elas viverem esse momento mais tranquilas e calmas, aproveitarão mais. Quero que lembrem de não deixar a essência de lado.