O prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn, determinou cortes de 5 a 10% no orçamento das secretarias do município. A medida foi tomada devido a queda na arrecadação municipal. Os números demonstram que no primeiro semestre deste ano, o município sofreu um déficit de aproximadamente R$ 1 milhão.
Leia todas as últimas notícias do Pioneiro
Além disso, a dívida ativa de Nova Petrópolis alcança R$ 3,5 milhões. A redução de horas extras, bem como de pagamento de diárias, podem ser medidas adotadas no município. Também não estão descartadas a redução de cursos feitos pelos funcionários e as saídas com veículos públicos e oficiais.
O secretário de Fazenda, Claus Altevogt, ressalta que o cenário econômico nacional ainda não afeta diretamente o município, mas compromete os repasses. Ele explica que as medidas são preventivas para que o município chegue até o final deste ano com as contas em dia. Altevogt afirma que a cidade enfrenta outra realidade, por isso, é preciso readequar o orçamento de Nova Petrópolis.
- Pela estimativa que nós temos de arrecadação até o final do ano não vamos concretizar o que estava previsto no orçamento. Nossas receitas diminuíram, então nós temos que readequar o orçamento a essa nova realidade. Não é um corte definitivo, mas uma readequação orçamentária, mantendo apenas os serviços essenciais - ressalta o secretário.
O prefeito também solicitou aos secretários que apresentem medidas para reverter a situação, e buscar o crescimento da receita no município. Dentre as alternativas debatidas estão a possibilidade de vender a folha de pagamento do município, a venda de ativos, execuções fiscais e aumento de arrecadação por meio do ISSQN, entre outros mecanismos. O prefeito também criou o Comitê de Racionalização de Gastos, que terá a responsabilidade de reajustar o orçamento. Ainda não há data para um novo encontro.
Medida
Prefeito de Nova Petrópolis determina cortes de até 10% no orçamento
Redução na arrecadação municipal motivou a medida
GZH faz parte do The Trust Project