Com show do Quinteto de Metais da Orquestra de Caxias, discursos e abertura da fita inaugural, Caxias do Sul recebeu oficialmente neste domingo a Praça do Trem. A área de lazer, ao lado do Shopping San Pelegrino, tem 7.481 metros quadrados e é resultado de um investimento de R$ 1 milhão.
Por causa do tempo fechado, parte da solenidade foi transferida para o hall de entrada do shopping. Nos trilhos conservados ao longo da praça foi feito apenas a abertura da fita inaugural.
O presidente da Associação de Moradores do Bairro São Pelegrino, Antíoco Sartor, agradeceu pelas obras que estão transformando o bairro no maior centro da região. O secretário municipal da Receita, Paulo Dahmer, lembrou que esta é a primeira fase de um projeto de revitalização dos bairros São Pelegrino e Rio Branco, que terá em seguida o início das obras na Praça das Feiras.
- A Praça do Trem é um presente do Shopping San Pelegrino à comunidade caxiense. Hoje entregamos com muito carinho, como mais uma opção de lazer e convivência - disse a superintendente do shopping, Carla Tomaz.
O prefeito Alceu Barbosa Velho lembrou que uma das preocupações para a obra foi a sustentabilidade e deu o exemplo da iluminação do local: são 32 pontos de luz que gastam juntos menos que um chuveiro elétrico. Citando o aniversário de 125 anos do município em comparação com cidades européias, citou que Caxias cresceu muito em pouco tempo e a preservação dos trilhos demonstra isso.
- Esse é o retrato de Caxias, que fez tanto em tão pouco tempo. Esses dormentes são a história daqueles valorosos que os construíram em 1910 - afirmou Alceu.
A praça, projetada pelo arquiteto Franco Parella, foi erguida pelo San Pelegrino como contrapartida pela construção do shopping. A prefeitura executou apenas serviços complementares, como terraplanagem, compactação do solo e ajardinamento. O município fica responsável também pela segurança do local, manutenção e implantação de uma Academia da Melhor Idade.
Nova opção
Praça do Trem é inaugurada em Caxias do Sul
Solenidade foi transferida para o hall do shopping por causa do tempo fechado
GZH faz parte do The Trust Project