O Hospital São Carlos, em Farroupilha, retomou as cirurgias nas áreas de traumatologia, ortopedia e neurologia na tarde desta quinta-feira. A instituição estava desde o dia 12 deste mês com um equipamento quebrado, o que impedia a realização de procedimentos.
Leia todas as últimas notícias do Pioneiro
Dois engenheiros da empresa General Eletric do Brasil estiveram no hospital nesta quinta pela manhã e trocaram uma placa do equipamento que estava queimada. O aparelho chamado de Arco Cirúrgico ou Intensificador de Imagens é uma espécie de Raio X, que amplia as imagens, durante as cirurgias, e por isso, é essencial aos médicos no bloco cirúrgico.
O gerente geral do Hospital São Carlos, Francisco Isaias, ressalta que pelo menos duas cirurgias serão realizadas ainda nesta quinta. Ele conversou com a equipe médica para que algumas operações sejam feitas durante o fim de semana para atender os pacientes que estavam aguardando desde o dia 12.
Nesta quarta, oito pacientes aguardavam cirurgia urgente na instituição, inclusive, correndo risco de morte. Destes, dois pacientes serão operados nesta quinta, e um deles teve um problema clínico e não está mais na prioridade cirúrgica, e os outros devem ser operados até o fim de semana.