A movimentação é intensa nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caxias na manhã deste sábado. Até as 17h, todos os 47 postos caxienses estão abertos para aplicar a vacina contra a gripe no chamado Dia D da vacinação. Apesar da movimentação, as unidades não registram grandes filas, já que o processo de aplicação é rápido.
A imunização é oferecida para crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, gestantes, mulheres que fizeram partos há até 45 dias, trabalhadores da saúde, pessoas com mais de 60 anos e quem tem doenças crônicas.
Na UBS de Santa Lúcia, algumas pessoas que se imunizavam na manhã deste sábado já haviam ido até a unidade em outros dias, mas não tinham encontrado vacina. Neste sábado, não foram registrados relatos de falta da substância.
- Vim na semana retrasada, mas não tinham mais vacina. Então retornamos hoje (sábado) e não encontramos problemas - conta a vendedora Ana Paula Tomazzoni, 33 anos, que levou o filho Pedro Henrique, dois, para se imunizar.
A importância da vacina na prevenção da gripe foi ressaltada por várias pessoas que se imunizavam neste sábado. Na família do engenheiro mecânico Diogo Lusa, 38 anos, todo mundo é adepto da prevenção. Ele levou a filha Beatriz, dois, para se vacinar neste sábado, juntamente com a esposa, a psicóloga Sandra, 34 anos.
- Eu também tomo a vacina há uns quatro anos e sempre notei muito melhora. Os sintomas da doença diminuem muito com a vacina - destaca.
A meta da campanha em Caxias é imunizar 115 mil pessoas. Estima-se que metade desse público já havia recebido a dose até a última sexta-feira.
Dia D
UBSs de Caxias registram movimentação intensa neste sábado
Unidades estão abertas até as 17h para aplicação de vacina contra gripe
GZH faz parte do The Trust Project