Em no máximo duas semanas, a prefeitura deve iniciar a elaboração da licitação para a passarela do Ecoparque, em Caxias do Sul. A estrutura é um dos principais investimentos na criação do Ecoparque, que vai ser criado no bairro Saint'Etienne. A travessia metálica vai ter pista de caminhada e ciclovia e vai ligar o Jardim Botânico ao Complexo Dal Bó, passando por cima da Rua Atílio Andreazza. Dessa forma, frequentadores vão poder aproveitar a área de lazer sem precisar enfrentar o trânsito da via.
A empresa Finger e Sommer Engenharia e Consultoria foi contratada em janeiro para a elaboração do projeto. A prefeitura já tem uma estimativa de custo tanto da passarela quanto do restante do parque, mas ainda não divulga o valor. O projeto executivo do parque em si já ficou pronto e os detalhes serão anunciados somente quando houver uma data para o lançamento das licitações. O que o secretário do Meio Ambiente, Adivandro Rech revela é que o espaço terá 153 hectares com pista de caminhada, ciclovia e banheiros.
- Aquela área será um grande centro de lazer. Um lazer diferenciado, ligado à educação ambiental. As pessoas que entrarem lá receberão informações sobre educação ambiental a todo o momento - destaca.
O projeto inclui um estacionamento com 600 vagas às margens da Rua Atílio Andreazza. O investimento vai ser pago com recursos do próprio município. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, o espaço vai estar entre os cinco maiores parques da América Latina. Enquanto o Ecoparque não sai do papel, o Jardim Botânico passou por revitalização, que incluiu reforma do deck, colocação de bancos, lixeiras e mesas de jogos, entre outras melhorias.