Em comum, elas têm o sonho de infância de carregarem a coroa de Rainha da Festa da Uva. Nesta terça, Caxias do Sul conheceu as três primeiras candidatas de sua maior festividade. Como é tradição, Cecille Felippi, Eduarda Luiza Bertotti e Eloíse Arman formalizaram o desejo de tornarem-se soberanas à comissão social e as atuais Rainhas e Princesas, na Casa 4 das Réplicas nos Pavilhões.
Desde pequena, Eloíse e a mãe acompanham os desfiles da Festa da Uva e, com o passar do tempo, crescia a certeza de que um dia ela também seria uma candidata. Cecille adorava assistir a desfiles de modelos e de misses e se imaginava com "aquele cabelo e aquela coroa". Já Eduarda vive o momento sonhado aos 14 anos, quando os pais perguntaram pela primeira vez se, um dia, ela gostaria da chance de ostentar a coroa de Rainha da festa.
Mas as três têm mais em comum do que o sonho de infância. Todas representam comunidades e trazem no discurso a valorização da mulher caxiense. Eloíse é Princesa do Festa do Vinho Novo de Forqueta e representa a fé e o trabalho do interior. Cecille, Rainha de Galópolis, quer dar voz e força à festa na figura da mulher.
- Não acho que seja vantagem, mas o título em Galópolis me ajudou a ter auto-controle, a me comunicar - afirmou Cecille.
Eduarda, representando a comunidade do Desvio Rizzo, vive a primeira experiência em concurso, e diz trazer da própria personalidade o empenho e a dedicação.
As inscrições das três foi recebida pela comissão social, representada pelo casal diretor Roberto e Vera Delazzeri. O presidente da Festa da Uva, Edson Néspolo, a rainha Giovana Crosa e a princesa Karina Furlin estiveram presentes.
- É claro que é fundamental a questão da maquiagem, postura corporal, o conhecimento sobre a festa, mas nossa maior contribuição é o crescimento delas como mulher e o entendimento que, mesmo como embaixatrizes, o trabalho e o testemunho delas é importante -encerrou Delazzeri.
AS INCRIÇÕES
O concurso será realizado no dia 5 de setembro. Para se inscrever, a candidata necessita fazer agendamento prévio, em contato pelo telefone (54) 3021.2137, além de preencher os requisitos e providenciar a documentação prevista no Regulamento do Concurso e na Ficha de Inscrição, que estão disponíveis no site da Festa da Uva. O período de inscrição estende-se até 10 de junho. Outras cinco candidatas têm inscrições agendadas para as próximas semanas.
A principal novidade desta edição é o limite de 30 candidatas para o concurso, observando-se a ordem efetiva de inscrição das mesmas. Outra mudança enfatizada por Delazzeri e que consta do Regulamento desta edição diz respeito ao Corpo de Jurados do concurso, que será indicado pela Comissão Comunitária da Festa da Uva e não mais pela Comissão Social como vinha ocorrendo.
É dada a largada
Primeiras candidatas a Rainha da Festa da Uva sonham com a coroa desde a infância
Todas representam comunidades
GZH faz parte do The Trust Project